Sintra, e mais especificamente, as Ondas da Praia Grande voltam a receber uma etapa do Circuito Mundial de Bodyboard IBC, o Sintra Bodyboard Pro Fest, desta vez com a decisão dos títulos mundiais feminino e masculino em jogo.

Na competição open masculino, quatro candidatos têm hipóteses de reclamar o título mundial, com o espanhol Armide Soliveres a apresentar-se como favorito uma vez que depende exclusivamente dos resultados que venha a obter, ou seja, se vencer em Sintra é campeão mundial.

Na perseguição ao bodyboarder das Ilhas Canárias, estão o brasileiro Gabriel Braga e o francês 2x campeão mundial, Pierre-Louis Costes. Armide, que é o número 1 do ranking neste momento, é o único atleta que poderá sagrar-se campeão mundial em Sintra, mas para tal acontecer precisa de vencer o campeonato (coisa que este ano já fez por 2 vezes em 5 etapas disputadas).

Por sua vez, Pierre, que vive em Portugal há mais de uma década e aqui constituiu família, precisa de fazer a final em Sintra e esperar que Armide não alcance as meias-finais. Um objetivo ao alcance do gaulês, que já venceu em Sintra por três ocasiões (sabe mais aqui). Ainda assim, caso este cenário se confirmasse, é provável que a decisão do título masculino só aconteça na derradeira etapa do circuito, em outubro.

Estranhamente, Moisés Silva, do Chile, que se encontra atualmente no 12.º posto do ranking e venceu a etapa de Antofagasta, de acordo com a IBC, também poderá entrar nas contas do título mundial, mas para tal teria que alcançar, pelo menos, as meias-finais em Sintra e sair vencedor, mais tarde, do Frontón King.

Na competição feminina, onde competem várias portuguesas, como a campeã nacional Teresa Padrela e a ex-campeã mundial Joana Schenker, ou a ex-campeã nacional Filipa Broeiro, entre outras, as coisas serão decididas entre a japonesa Sari Ohhara (número 3 mundial), que se sagrou campeã mundial o ano passado, precisamente em Sintra, e a brasileira Maíra Viana (líder do ranking).

Esta temporada, quer Sari quer Maíra, já alcançaram o pódio por três vezes, registando duas vitórias cada. Uma palavra a dizer poderá ter Luna Hardman, brasileira, filha de Neymara Carvalho e atual campeã mundial pro junior, que ocupa o segundo lugar na tabela mundial.

Rankings masculino e feminino, atualizados, aqui.

Para João Campos, presidente da Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra, entidade organizadora do Sintra Bodyboard Pro Fest, é uma honra poder ter na Praia Grande, pelo 28.º ano consecutivo, o centro do bodyboard mundial. “É sempre especial organizar esta prova e embora já estejamos perto de 30 anos do Mundial da Praia Grande, não perde essa magia. Ainda para mais, com a responsabilidade acrescida de entregar títulos mundiais, com elevada probabilidade de até sagrar dois campeões”, começou por referir.

João Campos aproveitou também para agradecer o inestimável apoio da Câmara Municipal de Sintra que há quase três décadas apoia o evento: “Nada disto seria possível sem os nossos parceiros, com especial destaque para a Câmara de Sintra que desde a primeira edição deste evento nunca deixou de apoiar, reconhecendo o valor que aportamos ao concelho e ao país, nos setores do Desporto e Economia, especialmente o Turismo local.”

Para acompanhar, in loco ou via live webcast, a partir de 3 de setembro.