A atleta da margem sul liderava o ranking à partida para a terceira etapa, com uma vitória na Figueira da Foz e um quarto lugar em Santa Cruz, mas, estranhamente, esteve ausente do quadro competitivo. 

Paralelamente à competição da 3.ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2023, Rita Pires foi à transmissão ao vivo da prova explicar o porquê da sua ausência da etapa numa altura em que liderava o ranking nacional. Uma proeza para a 11x campeã nacional, de 45 anos, formada nas ondas da Costa de Caparica, mas que acabou por ser cortada a meio por uma lesão na cervical. Uma lesão que motivou o anúncio oficial do abandono da competição.

“Infelizmente, não parece que consiga regressar à competição. Tentei voltar este ano, por estar motivada por este Nacional e com um sucesso que até superou as minhas expectativas, com uma vitória na Figueira da Foz. No entanto, durante a etapa de Santa Cruz, senti fortes dores no pescoço e após exames foi-me detetada uma hérnia na cervical. Uma lesão que desaconselha fortemente a prática do bodyboard, muito menos a este nível. Como tal, parece que não vou poder regressar. Porém, encerro a carreira competitiva de consciência tranquila e grata a este desporto que me deu tanto”, explicou.

É o ponto final de uma carreira de quase 30 anos, com 11 títulos nacionais, 4 títulos europeus e uma riquíssima carreira internacional, Rita Pires é uma embaixadora do Desporto e garante que continuará a desempenhar esse papel junto da comunidade.

Joana Schenker, uma das “herdeiras” de Rita e sua grande amiga, que venceu, inclusive, a 3.ª etapa disputada em Sintra este fim de semana, reagiu assim ao anúncio do adeus da mais vitoriosa campeã nacional portuguesa de sempre:

“Falei com ela quando percebi que não estava nos heats para esta prova e, obviamente, fiquei muito triste. No entanto, sei que há uma altura em que o atleta começa o sentir o corpo e tem de tomar decisões. Pode vir a acontecer-me um dia, mas já lhe disse que ela não tem mais nada a acrescentar à sua carreira e pode dizer, com tranquilidade, que a missão está cumprida.”

Mais do que cumprida, acrescentaríamos nós. 

A Rita Pires sempre foi uma atleta com uma aptidão natural para o bodyboard e isso fez com que estivesse sempre uns furos acima da concorrência. Um modelo a seguir e a observar atentamente. Com sempre algo a acrescentar no campo competitivo feminino. Depois do regresso, no início deste ano, que naturalmente nos deixou empolgados e extremamente felizes, surge agora a triste notícia da despedida. 

A vida é assim, cheia de altos e baixos e momentos imprevistos, mas temos sempre que saber reagir, apreciar e aproveitar o momento. Por vezes, aceitar é simplesmente a solução mais lógica. E a Rita soube, sem dúvida, apreciar ao máximo todo o seu percurso no bodyboard. 

Muito obrigado por tudo o que nos deste, Ritinha. Foi uma carreira memorável, à base de muito mérito pessoal, que ficará, muito seguramente, para sempre escrita na História do Bodyboard. Nós vamos tratar que ninguém se esqueça!

Obrigado por tudo e até sempre!
Terás sempre um lugar à tua espera no mundo do Bodyboard!


Fotos: Hélio António / CNBBCA