A Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, em pleno Rio de Janeiro (Brasil), foi palco de uma comemoração muito especial este sábado, 12 de julho.
O dia 12 de julho vai ficar seguramente na História do bodyboard brasileiro. Não só foi feita uma homenagem ao
ícone do bodyboard mundial Alexandre de Pontes “Xandinho”, com o lançamento oficial da avenida com o seu nome, como ainda se passou a comemorar o Dia Municipal do Bodyboarding.
A data foi incluída no calendário oficial do município por meio de uma lei de autoria de Marcelo Arar, ex-vereador e atual subsecretário do Desporto do Rio, e do vereador Márcio Ribeiro.

A iniciativa reconhece a relevância do bodyboard na cultura carioca, também como ferramenta de inclusão social e reforça a valorização dos atletas que ajudaram a construir a história do desporto nas ondas das praias da cidade.

Xandinho (1968–1993) foi um dos primeiros brasileiros a ganhar projeção internacional no bodyboard. Nascido no Rio de Janeiro, Alex de Pontes foi o primeiro atleta do país a disputar a final do Internacional de Pipeline, ainda
nos anos 90. A carreira promissora do carioca foi interrompida de forma trágica aos 25 anos, num acidente automobilístico em Portugal.
O evento foi realizado em frente ao condomínio Villagio, número 6500 da Praia da Macumba, logo após o “Curvão” e antes do Camping Club do Brasil, sentido Prainha, reuniu fãs, atletas, moradores e contou ainda com a presença de grandes nomes do bodyboard brasileiro.
Foi, sem dúvida, uma ótima forma de celebrar o Bodyboard, que completou 54 anos de existência a 7 de julho, mas também enaltecer a vida e o legado de Xandinho – lendário bodyboarder carioca que colocou o Brasil no mapa do desporto.
