O Mundial de Bodyboard da Praia Grande está de volta à emblemática praia de Sintra, entre 3 e 7 de setembro.

Em ação estarão os melhores bodyboarders do circuito mundial, masculino open e feminino, com o brasileiro Uri Valadão, duas vezes campeão mundial, a liderar as contas, seguido de perto pelo atual campeão mundial Armide Soliveres, das Ilhas Canárias, e o francês mais português do bodyboard internacional (vive em Portugal há mais de uma década), Pierre-Louis Costes, também ele dono de dois títulos mundiais.

Joel Rodrigues é o único português que corre o circuito, ocupando o 13.º lugar. Presente neste Sintra Pro Fest 2025 estará também o campeão nacional Ricardo Rosmaninho, como wildcard da organização. O espanhol Jorge Hernandez é o wildcard da IBC, a entidade que rege o circuito.

Na corrida feminina, a destacar as portuguesas Filipa Broeiro e Joana Schenker, ambas em terceiro lugar do ranking, superadas pela japonesa Namika Yamashita e a austríaca Alexandra Rinder. A campeã nacional Luana Dourado (foto em baixo) é também merecedora de um wildcard.

Um festival de ondas e desporto que não se esgota neste Mundial, decorrendo ainda o DK Wars, uma prova especial da variante de Dropknee que terá lugar durante o festival, além de outras atividades como uma mega aula de Fitness conduzida pelo People Family Club, 100% Fitclub, Gimnoanima  e várias iniciativas culturais e de índole ambiental com o patrocínio da Câmara Municipal de Sintra.

A autarquia de Sintra é, aliás, a grande madrinha deste evento, patrocinando-o desde a primeira edição, em 1996. Este ano, a Câmara de Sintra continua a desempenhar esse papel, como recorda João Campos, presidente da Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra, entidade coorganizadora do evento, a par da autarquia:

“É sempre um prazer e uma honra dar corpo a este evento que faz parte da história da modalidade e do Desporto nacional há quase 30 anos. Um esforço sempre gratificante que conta com o inestimável apoio da Câmara Municipal de Sintra, sem a qual nada disto seria possível.”

João Campos acrescenta: “Este ano temos as principais competições da IBC, o Open masculino e o feminino, com cerca de 100 atletas envolvidos, contando também com o contingente de inscritos que apesar de não correrem o circuito de forma regular, fazem questão de vir a Sintra competir. É uma honra e uma responsabilidade acrescida para nós recebê-los bem com a nossa hospitalidade e as nossas ondas. É também proveitoso para o concelho e para a economia local, pois muitos regressam aos seus países com uma imagem positiva de Sintra e de Portugal. Essa tem sido a fórmula de sucesso destes quase 30 anos e esperamos continuar por outros tantos, se possível.”

Mais novidades em breve.