A BBoard TV e a Câmara Municipal de Aveiro uniram esforços para organizar a segunda edição do Aveiro Invitational 2023, evento especial cuja tónica será, mais uma vez, o bodyboard espetáculo, ou seja, manobras progressivas e de alto risco em detrimento de uma abordagem “competitiva” normalmente encontrada em campeonatos mais ortodoxos.
A prova aconteceu pela primeira vez em dezembro de 2021 e na altura saíram vencedores a brasileira Isabela Sousa e o português Ricardo Rosmaninho (ver reportagem aqui).
As ondas para esta 2ª edição ficam novamente a cargo da Praia de São Jacinto e o espetáculo será da responsabilidade de 24 atletas masculinos (top 16 nacional, campeão e vice-campeão nacionais sub-18, dois wildcards nacionais, dois wildcards internacionais e dois atletas eleitos pelo público na Internet) e 8 atletas femininas (top 6 nacional, a campeã nacional sub-18 e uma wildcard internacional).
Tudo com um período de espera que começa já a 8 de dezembro de 2023 e se prolonga até 28 de janeiro de 2024 com o objetivo de reunir as melhores condições e assegurar um espetáculo de nível internacional.
Para Rogério Carlos, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, este evento especial é uma oportunidade única para promover a praia de São Jacinto enquanto polo de excelência de divulgação do surfing no concelho, tendo como pivot desta manobra o Centro de Alto Rendimento (CAR) ali localizado.
“Este evento desempenha um papel muito importante. Temos o CAR de surf em São Jacinto, que é a nossa praia, já que, ao contrário do que pensa muita gente, Costa Nova e Barra são de Ílhavo. É um CAR destinado ao surfing e queremos potenciar nacional e internacionalmente. Uma prova destas com os melhores bodyboarders do país é um cartão de visita e temos ondas de de qualidade em vários momentos do ano, como agora de 8 deste mês a 28 de Janeiro, em que reunimos condições para uma prova de grande qualidade como a que tivemos o ano passado. É uma promoção ao CAR, ao município de Aveiro e incentivo aos jovens”, disse.
Nuno Lopes, fundador e CEO da BBoard TV, mostra-se muito feliz com a realização desta segunda edição de um evento que teve excelente feedback o ano passado, afirmando que “É um regresso feliz a Aveiro e às ondas de São Jacinto. Tenho contacto muito próximo com alguns dos melhores bodyboarders nacionais e todos gostaram muito da iniciativa, do formato e da possibilidade de poderem contar com um período de espera que lhes garante boas condições. É, aliás, uma solicitação constante sempre que organizamos um campeonato. E felizmente, com este formato, com atletas selecionados, podemos fazê-lo sem constrangimentos. Depois é um prazer poder contar com a colaboração da Câmara Municipal de Aveiro que está muito ciente do papel potenciador de divulgação e imagem que um evento destes pode ter e que traz muita visibilidade a uma das melhores, mas menos mediáticas praias de ondas do país.”
Teresa Padrela, a campeã nacional em título, que conquistou há umas semanas, sublinhou o prazer de competir num evento pensado para o espetáculo: “É muito gratificante competir numa prova com estas características e numa onda tão boa como a de São Jacinto. Confesso que até há 5 anos não conhecia este spot e fiquei apaixonada pela sua qualidade. É uma onda que puxa por nós atletas e que neste evento temos a oportunidade de surfar nas melhores condições graças ao período de espera, um luxo com que não contamos no Circuito Nacional e que faz toda a diferença.”