GRANDE SHOW DE BODYBOARD EM SÃO JACINTO PARA o EVENTO ESPECIAL Aveiro Bodyboard Invitational 2021.

Ricardo Rosmaninho e Isabela Sousa foram os vencedores do Aveiro Bodyboard Invitational 2021, prova especial de bodyboard organizada em São Jacinto, Aveiro e que colocou frente-a-frente os melhores 12 atletas do ranking nacional masculino mais 4 convidados e 8 atletas femininas (top 6 nacional mais duas convidadas) numa prova com um formato diferente que visava privilegiar o risco e o espetáculo.

Neste formato, os atletas disputavam duas rondas com a melhor onda a contar para uma média que depois facultava o acesso às meias-finais (final direta na competição feminina). Nas meias-finais e finais contava também apenas a melhor onda. O objetivo: incitar os atletas a fazer o surf mais progressivo possível e deixar a cautela competitiva que caracteriza o formato tradicional de duas ondas por bateria para trás.

O objetivo foi plenamente conseguido, com a praia de São Jacinto a proporcionar ondas excelentes para a prática do bodyboard e a dar uma ajuda aos atletas.

No final, foram Ricardo Rosmaninho e a brasileira Isabela Sousa, um dos convidados internacionais, os mais bem sucedidos a cumprir os critérios. Isabela, quatro vezes campeã mundial, explicou o porquê do rico currículo com um backflip que lhe valeu uma nota 10 (no máximo de 10 pontos) e a cilindrar a concorrência na final, a cargo de Filipa Broeiro (5.07), Teresa Padrela, a campeã nacional, com 5,00 e Madalena Padrela com 4,00 pts.

Na competição masculina, o domínio de Ricardo Rosmaninho não foi tão evidente, mas o suficiente, tendo conseguido na sua primeira onda da final um 8,75 que acabaria por ser lhe assegurar o triunfo frente a Miguel Adão (8,50), Fábio Ferreira (6,75) e Isaías Ravyc (5,5).

Ricardo Rosmanino, bodyboarder da Póvoa de Varzim que há vários anos persegue o título nacional, congratulou-se pelo sucesso neste evento especial: “Foi um ano menos bom, apesar de ter começado com uma final na Figueira, mas agora foi um bom campeonato e mostrar que para o ano ainda será melhor. Acho que saber que tínhamos período de espera e ter boas ondas ajuda a motivar, e o facto de contar apenas uma onda fez com que arriscasse mais e dei-me bem.”

Por seu turno, Isabela Sousa, autora do único 10 unânime do campeonato, confessou-se muito feliz. “Estou muito feliz, porque estava algo apreensiva com este formato de uma onda, já que estou habituada a montar a minha estratégia em duas ondas. Felizmente, acabei por adaptar-me muito bem e fui soltando-me ao longo da competição e conseguindo melhores notas até ao 10 da final”, disse a atleta brasileira.

Uma prova que ajudou Isabela a compensar a ausência de competição internacional nos últimos dois anos, admite: “Estive dois anos sem competir e tive o mundial de Sintra, mas sem grandes competições e fiquei com vontade de mais e este campeonato ajudou-me a aquecer para o regresso aos campeonatos em fevereiro. No entanto, o mérito deste momento de forma deve-se a vários fatores: o novo wax que tenho vindo a desenvolver e que ajuda a segurar melhor a prancha e a resolução de várias questões emocionais e físicas. Tudo isso ajuda a encontrar um equilíbrio e a render mais.”

A temporada 2021 está assim concluída, mas fiquem atentos, porque 2022 trará mais e renovadas novidades. xxx