Está dado o call final: O Aveiro Bodyboard invitational 2021, evento especial que coloca frente-a-frente os melhores bodyboarders nacionais e alguns convidados, acontece este domingo na Praia de São Jacinto, Aveiro, data dentro do período de espera previsto até 6 de fevereiro.
A organização analisou as condições do mar e esperam-se ondas clássicas na ordem de 1,5 metros a 2 metros, sem vento ou com offshore ligeiro, o que proporcionará o palco ideal para os 16 homens e 8 mulheres escolhidos.

O critério de seleção assentava nos resultados do ranking nacional e mais alguns convidados da organização. Assim, nos homens alinharão Miguel Ferreira, Daniel Fonseca, Ricardo Rosmaninho, Rodrigo Lopes, Joel Rodrigues, Luís Coelho, Afonso Silva, Bernardo Machado, Pedro Grácio, Fábio Ferreira, Hélio Conde “Laranja”, Miguel Adão, Ruben Cabral, Pedro Bettencourt, Simone Macera (Itália) e Isaías Ravyc (Brasil)
De destacar as presenças de Simone Macera, bodyboarder italiano de dimensão internacional apoiado pela Pride Bodyboards, patrocinadora do evento, e do brasileiro Isaías Ravyc, brasileiro que corre o circuito mundial e que faz de Portugal a sua base de operações.
A lamentar, a ausência de Manuel Centeno, o campeão nacional em título, a contas com uma lesão.

Nas senhoras, alinham a campeã nacional Teresa Padrela, Filipa Broeiro, Leonor Monteiro, Madalena Padrela, Madalena Valério, Mariana Silva, Margarida Ribeiro e a 4x campeã mundial Isabela Sousa (Brasil).
Importa realçar que Isabela reside há alguns anos em Portugal e é presença habitual nas melhores ondas nacionais, dividindo o seu tempo entre a competição e a produção de conteúdos para o seu canal de YouTube de grande audiência dos dois lados do Atlântico.
Relativamente ao formato, este constará de duas rondas de heats de quatro atletas. Contará para o score total a melhor onda de cada round, com o critério a privilegiar as manobras mais progressivas. Após a primeira ronda, e de acordo com as pontuações, será feito um reseeding para a ronda 2. Os top 8 masculinos com o maior agregado de duas ondas seguem para as meias finais no masculino, sucedendo o mesmo com o top 4 feminino.

Nuno Lopes, da BBoard TV, entidade organizadora, deu o mote ao lançamento do evento: “Estudámos atentamente as previsões para domingo e chegámos à conclusão de que estariam reunidas condições ideais para arrancar com o Aveiro Bodyboard Invitational com ondas clássicas para os nossos bodyboarders. Temos connosco a nata do bodyboard nacional e alguns atletas internacionais de grande gabarito, sendo que foi extremamente difícil montar um campeonato com estas características e com algum sabor internacional neste contexto pandémico que atravessamos. Felizmente, graças a esta fantástica equipa com que contamos, ao desejo dos bodyboarders em participar neste evento especial e, claro, graças ao inestimável apoio da Câmara de Aveiro, Grupo Crédito Agrícola e restantes patrocinadores, podemos agora dar luz verde a este campeonato que, esperamos, deixará uma marca duradoura no bodyboard nacional. Agora é arregaçar as mangas e dar início ao espetáculo!”
A prova contará com Live Stream, portanto, fica atento à comunicação nas redes sociais. xxx
Fotos: João Correia
