No último sábado, 30 de agosto, a Praia de São Jacinto, Aveiro, recebeu a 2.ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Open e a 3.ª etapa Feminina de 2025.

O evento, promovido pelo CAR Surf de São Jacinto e Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto, reuniu 27 homens e 12 mulheres, que aqueceram o ambiente e as contas dos rankings nacionais.

Depois da etapa de Santa Cruz (aqui), no mês de junho, Teresa Padrela aproveitou as condições exigentes para vencer e amealhar pontos preciosos para as contas do ranking feminino. “Três heats num dia, condições difíceis. Não foi fácil, mas estou muito contente com o desfecho e motivada para o que se segue”, disse.

01. Teresa Padrela (Aqua Carca)
02. Joana Schenker (AB Sagres)
03. Luana Dourado (CN Povoense)
04. Mariana Silva (AB Foz do Mondego)

Nos homens, Daniel Fonseca venceu a etapa, a segunda consecutiva esta temporada, e ficou mais líder e ainda mais perto de um quarto título nacional. Com notas de 9,50 e 5,90 (15,40 pontos), o bodyboarder do Peniche SC empurrou Francisco Ferreira (Aqua Carca) para segundo, com 14,10 pontos; Ricardo Rosmaninho (CN Povoense) para terceiro, com 13,25 pontos; e Hélder Mendes (ASCC) para quarto lugar, com 12,50 pontos.

“Na final, arrisquei ir para o pico que tinha vindo a surfar ao longo da competição, mas, com a maré cheia, estava mais inconsistente e fiquei 15 min sem apanhar ondas, enquanto os meus adversários já estavam com bons scores. Finalmente, entrou uma onda boa, arrisquei com combinações de manobras e acabei recompensado com 9,50. Fiquei a precisar de um 3,75, mas já só faltavam 10 minutos para acabar o heat e, para voltar ao pico, ainda tinha pela frente uma corrida pela praia e uma remada difícil. Dei tudo e a 5 minutos do fim estava de volta ao pico. A faltarem poucos minutos para terminar a final, entrou a onda que precisava e consegui fazer a nota que me deu a vitória”, acabou por concluir o campeão.

Relativamente à atualização dos rankings, Daniel Fonseca segue firme na frente da categoria Open, enquanto no Feminino, Luana Dourado e Teresa Padrela dividem agora o primeiro posto com a mesma pontuação (ver mais abaixo).

Peniche fará o encerramento do CNBB, a 8 e 9 de novembro.