Foi um fim de semana pleno de ação de bodyboard na Praia do Pisão, situada em Santa Cruz, Torres Vedras, pese embora o mar muito pesado e a forte nortada que se fez sentir ao longo dos dois dias e que dificultou em muito a atuação dos 48 bodyboarders inscritos.

O Santa Cruz Bodyboard Open 2025, organizado pela Associação Sealand Santa Cruz, etapa válida para o Circuito Nacional de Bodyboard (1.ª etapa Open e 2.ª etapa do Feminino), iniciou no sábado com o Heat de triagens e com David Vedor e Gui Mourão a assegurar uma vaga no quadro principal.

Depois, na ronda seguinte, Pedrim Correia, Rodrigo Rijo, Miguel Ferreira, Fábio Ferreira, Ricardo Rosmaninho, Salvador Rosa, Francisco Ferreira e Daniel Fonseca foram os atletas que melhor se adaptaram às condições e levaram de vencida as suas baterias, avançando para os 1/4 de final.

No lado feminino, Mariana Silva, Francisca Ribeiro e Carolina Dias venceram as suas baterias do Round 1, bem como a campeã nacional em título, Luana Dourado, que venceu o primeiro confronto de forma convincente.

Ainda no primeiro dia de prova os homens voltaram a vestir a licra para disputar os 1/4 de final. Rodrigo Rijo, Miguel Ferreira, Ricardo Rosmaninho e Francisco Ferreira voltaram a destacar-se nas águas do Oeste e selaram a passagem às meias com vitórias estridentes.

Para domingo ficaram por realizar as meias-finais e as finais de ambas as categorias. Nas senhoras, Luana Dourado ganhou vantagem e venceu com uma pontuação de 10,17 pontos (5,67+4,50), deixando Teresa Padrela em segundo lugar, com 8,80 pontos, Carolina Dias em terceiro, com 7,63 pontos, e, por último, Filipa Freitas, com 3,40 pontos.

Com a vitória e usufruindo ainda da ausência de Filipa Broeiro, que venceu a primeira etapa em Carcavelos e também esta prova em 2024, a jovem bodyboarder povoense dispara na liderança do ranking feminino nacional.

01. Luana Dourado (Clube Naval Povoense) 10,17 pts (5.67+4,50)
02. Teresa Padrela (Aqua Carca) 8,80 pts (4,63+4,17)
03. Carolina Dias (Clube Naval Povoense) 7,63 pts (4,00+3,63)
04. Filipa Freitas (Aqua Carca) 3,40 pts (1,80+1,60)

Já a final masculina contou com Ricardo Rosmaninho, o grande favorito à vitória, não só por ser o campeão nacional de bodyboard em título, mas também por ter vencido esta prova o ano passado. No entanto, contrariamente ao esperado, Rosmaninho não foi além do terceiro posto, com 11,67 pontos.

E tudo devido a uma interferência cometida nos primeiros minutos que o veio a condicionar a sua pontuação na final (cortou metade da segunda melhor onda). Não fosse este pormenor e teria alcançado o melhor score combinado das duas melhores ondas e vencido, naturalmente, a etapa.

Daniel Fonseca e Hélder Mendes viram no deslize de Rosmaninho uma oportunidade para lutar pela vitória e batalharam até aos últimos segundos. Daniel, que detém já sob a sua alçada três títulos nacionais, acabou por levar a melhor, com 12,33 pontos, empurrando “Dicha” para o segundo lugar, com 12,17 pontos. O micaelense Rodrigo Rijo registou 11,13 pontos e terminou na quarta posição.

01. Daniel Fonseca (Peniche Surfing Clube) 12,33 pts (6,50+5,83)
02. Hélder Mendes (Ass. Surf Costa de Caparica) 12,17 pts (8.00+4,17)
03. Ricardo Rosmaninho (Clube Naval Povoense) 11,67 pts (8,00+3,67)
04. Rodrigo Rijo (Azores Surf Clube) 11,13 pts (6,13+5,00)

Durante a cerimónia final, Daniel Fonseca foi ainda contemplado com uma distinção especial, a de Melhor Score no evento, por ter alcançado 17,66 pontos em 20 possíveis no seu Heat das meias-finais. Recebeu, por isso, um livro PORTUGAL ROCKS das mãos do autor.

O CNBB avança agora para Aveiro, nos dias 30 e 31 de agosto.
Até lá, gangue!

Mais fotos, AQUI.


Fotografia de Sealand / Nelson Fernandes / António Fonseca