Uri Valadão é o novo líder do ranking mundial após brilhar na etapa de Iquique, no Chile, com mais uma campanha espetacular no circuito mundial da IBC.

Todas as fotos de IBC

O bodyboarder brasileiro (foto no topo e em baixo), com 40 anos feitos no final de abril, campeão mundial em 2008, foi vice-campeão da terceira etapa do Tour Mundial de Bodyboard, que terminou esta segunda-feira, mostrando uma consistência ímpar, técnica apurada e notas altíssimas em todas as rondas da competição.

Nos 1/4 de final, Uri Valadão fez o maior somatório combinado de todo o evento em La Punta 2: 18,75 pontos com duas ondas quase perfeitas (9,50 + 9,25 pontos). Como se isto não bastasse, o brasileiro ainda assinalou várias notas acima dos 9 pontos (excelentes), incluindo uma das maiores ondas da etapa.

Depois, nas meias-finais, protagonizou um duelo emocionante com o seu grande amigo e conterrâneo Gabriel Braga, avançando para a final com o espetacular score de 17,25 pontos.

Na final, enfrentou o espanhol Armide Soliveres (foto em baixo), campeão mundial em título, que abriu o heat com uma onda de 9,00 pontos e acabou por levar o troféu de campeão da etapa com 16,50 pontos contra 15,15 pontos assinalados pelo brasileiro.

Mesmo com o segundo lugar na prova, o resultado garantiu o mais importante: a liderança do Circuito Mundial 2025. Uri, que já havia vencido a primeira etapa, disputada em Marrocos, segue bem firme na corrida por mais um título mundial. Verdade seja dita: Não há muitos atletas no Mundo a apresentar a boa forma física e o talento do “baiano voador” aos 40!

Nas senhoras, Alexandra Rinder (Áustria), detentora de dois títulos mundiais (2014, 2015) e a bodyboarder mais jovem de sempre a tornar-se campeã mundial, com apenas 16 anos, levou a melhor sobre a local Constanza Soto (Chile) e acabou por subir, de forma natural, ao topo do pódio com uma pontuação final de 13,75 vs. 10,15 pontos.

Em junho, julho e agosto, está apenas em agenda a realização de provas de carácter Pro Junior, mas o circuito profissional masculino/feminino promete voltar em setembro, entre os dias 3 e 7, com mais uma edição do Sintra Pro na Praia Grande, Portugal.

Até lá!