Além das ótimas condições, prova fica marcada pelo número recorde de 73 inscritos numa etapa de bodyboard do Ericeira Surf Clube.
Com cerca de 32 heats pela frente, com atletas a convergirem de norte a sul do país, a competição começou pelas 8h30, com a categoria Open logo a abrir e a puxar pelo nível competitivo, onde participarem muitos bodyboarders que diariamente desfrutam da Pedra Branca em incríveis sessões de free surf e que, quase dois anos depois da última etapa, tiveram oportunidade de comprovar toda a sua qualidade, polivalência e conhecimento das potentes esquerdas de uma das mais icónicas ondas da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
Ao longo do dia a prova passou pelas cinco categorias, onde em destaque esteve uma onda de 10 pontos de Tiago Pimentão, numa das baterias da divisão Masters, o regresso à competição de Rui Ferreira, que deu um show de Bodyboard após 13 anos de ausência; ou ainda o Bruno Dias que entre as filmagens do campeonato intercalava com a competição e ia vencendo todos os seus heats de uma forma clara. A prova teve também de decorrer em palanque duplo durante alguns períodos, de forma a garantir que se realizava na sua totalidade.
Quanto às finais, a Feminina foi a primeira a entrar na água e foi bastante renhida, onde Filipa Broeiro liderou praticamente até final com a melhor onda a valer 8 pts, mas ficou a faltar uma onda de backup para garantir a vitória final. Mafalda Martinho, que tem tido um ano espetacular onde se sagrou campeã nacional de Kickboxing e uma vida académica bastante ativa, é uma batalhadora nata e na sua última onda virou completamente esta final, passando de 3º para primeiro lugar, deixando Filipa Broeiro em 2º, a top 6 nacional e estreante neste circuito, Madalena Valério, em 3º. As restantes posições do pódio ficaram com Carolina Vintém, recentemente mãe pela segunda vez, em 4º lugar, e Sara Pina em 5º. A entrega de prémios foi das mais bonitas e efusivas, com os amigos da Mafalda a entoarem cânticos de apoio.
1º Mafalda Martinho (10,20)
2º Filipa Broeiro (9,33)
3º Madalena Valério (9,10)
4º Carolina Vintém (4,73)
5º Sara Pina (1,83)
A Masters contou com a presença dos locais João Guedes e Gonçalo Pimenta na final, antevia-se que Rui Ferreira teria de puxar ao máximo do seu reportório de manobras que eternizaram como um dos melhores bodyboarders portugueses, para levar de vencida os seus valiosos oponentes. Rui acabou mesmo por vencer, empurrando João Guedes para a segunda posição a escassas 7 décimas. Em 3º ficou Gonçalo Pimenta e, em 4º lugar, Francisco Almeida com alguns problemas de ordem física a impedirem de lutar por outra classificação.
1º Rui Ferreira (11,13)
2º João Guedes (11,06)
3º Gonçalo Pimenta (9,66)
4º Francisco Almeida (3,70)
Na divisão Open, após intensa competição ao longo de toda a prova, adivinhava-se que Bruno Dias, após ausência deste circuito na sua última edição devido a lesão num joelho, foi insuperável. O score desta final comprova o seu atual bom momento de forma. Venceu sem qualquer contestação, deixando o super competitivo Nicolas Rosner em 2º, o valoroso e exímio bodyboarder Pedro Grácio em 3º e o Chef Mauro Bandeiras em 4º lugar.
1º Bruno Dias (17,83)
2º Nicolas Rosner (15,03)
3º Pedro Grácio Costa (13,83)
4º Mauro Bandeiras (8,50)
Nos Sub-18, Francisco Botelho esteve bastante forte ao longo de toda a competição, tendo levado de vencida esta categoria, deixando em 2º e 3º lugar, respetivamente, os gémeos Gonçalo e Afonso Paulino, filhos do conceituado bodyboarder Nuno Paulino, e em 4º, João Maria Marques.
1º Francisco Botelho (12,66)
2º Gonçalo Paulino (10,67)
3º Afonso Paulino (10,00)
4º João Maria Marques (6,86)
No final deste longo e intenso dia de sábado decorreu a final de Dropknee, com a presença de alguns ilustres membros da comunidade nacional, onde Nicolas Rosner arrancou novamente a vitória numa etapa do ESC, fruto do seu fortíssimo frontside e variedade de manobras na Pedra Branca, deixando em 2º lugar o outro goofy Matt Davies, ficando nos restantes lugares do pódio Nuno Paulino (3º) e Tiago Pimentão (4º) que durante a final procuraram as direitas do Backdoor.
1º Nicolas Rosner (11,07)
2º Matt Davies (10,66)
3º Nuno Paulino (4,37)
4º Tiago Pimentão (3,50)