Foi no domingo, 2 de outubro, que a Associação de Surf de Aveiro e a Federação Portuguesa de Surf realizaram o Campeonato Nacional de Bodyboard Master e Dropknee 2022.

A Praia da Costa Nova, em Ílhavo, recebeu os veteranos do bodyboard nacional com ondas em torno dos 2 metros, condições que foram ficando mais exigentes à medida que a maré foi tirando água.

Com três títulos nacionais por entregar, os atletas mostraram atitude e competência na água, heat após heat, embora, em terra, o ambiente e o convívio fosse definitivamente o ponto alto do evento.

Desta forma, no Dropknee, José Gabriel mostrou estar em grande forma e dominou de uma ponta a outra com os seus consistentes backhand snaps e floaters. Uma pontuação total de 13.33 pontos assegurou-lhe mais um título nacional da disciplina.

01. José Gabriel (ACDPA) – campeão nacional

02. Matt Davies (Ericeira Surf Clube)

03. Daniel Franco (Ass. Sealand Santa Cruz)

04. José Moreira (Surf Clube de Viana)

05. Rodrigo Côrte-Real (Ass. Bodyboard Palheiros da Tocha)

Já Manuel Centeno apareceu uma vez mais para espalhar o terror e levar de vencida a categoria Master +35 anos. Ondas de score elevado de 9.17 e 8.33 pontos, à conta de backflips e inverts dados no outside, garantiram a vitória ao super atleta português. Mais um título nacional, o décimo quarto, averbado ao currículo.

Ainda assim, convém realçar que contou com concorrência de peso, especialmente por parte de Evandro Amorim, um dos locais da zona, que mostrou mestria e conhecimento e arrancou mesmo – na final – a onda mais pontuada do evento: 10.00 pontos (tubo profundo no outside para a esquerda).

01. Manuel Centeno (Ass. Onda do Norte) – campeão nacional

02. Evando Amorim (Ass. Surf de Aveiro)

03. Diogo Lamares (Ass. Onda do Norte)

04. Raul Pacheco (Ass. Onda do Norte)

Finalmente, a última final a ter lugar foi a Kahuna +45 anos, com a presença de alguns clássicos da modalidade. António Fonseca liderou o heat até ao último minuto, altura em que Rui Rebelo apanhou uma derradeira onda e virou o resultado a seu favor, passando para primeiro lugar e sagrando-se pelo caminho campeão nacional da categoria.

01. Rui Rebelo (CICS-EST) – campeão nacional

02. António Fonseca (Ass. Sealand Santa Cruz)

03. Nuno Leão (Aqua Carca)

04. João Zamith (Surf Clube de Viana)

Fica uma nota de agradecimento a Pedro Velhinho e à A.S.A. pela organização e iniciativa, mas também por unir a comunidade e por manter o espírito do bodyboard vivo. É bom que se tenha noção que, mais do que um evento, esta prova é acima de tudo um (re)encontro entre velhos amigos.

Até 2023!