Armide Soliveres e Isabela Sousa são os novos campeões europeus (ETB). Jorge Hernández, no Pro Junior, e David Valladares, no Dropknee, arrecadaram os restantes títulos na praia de Las Canteras, em plena Las Palmas de Gran Canaria.

Armide Soliveres, que é local das Ilhas Canárias, e a brasileira Isabela Sousa, 5x campeã mundial, garantiram os primeiros lugares desta que foi uma prova única do European Tour of Bodyboard 2022.

O conhecimento local de Soliveres foi determinante para a conquista do título europeu, superiorizando-se ao antigo campeão Anas Haddar (Marrocos), Yazdanny Castro (Costa Rica) e Javier Domínguez que, convém mencionar, é o campeão de Espanha em título.

Os portugueses Daniel Fonseca e Ricardo Rosmaninho foram os melhores portugueses em prova, tendo sido eliminados nas meias-finais e ficado, respetivamente, em quinto e sétimo lugar.

Resultados: 

01. Armide Soliveres (Canárias) 13,83 pts

02. Anas Haddar (Marrocos) 12,94 pts

03. Yazdanny Castro (Costa Rica) 11,54 pts

04. Javier Domínguez (Espanha) 10,37 pts

Já a final feminina, além de Isabela, que dominou de uma ponta à outra, viu também envolvida Alexandra Rinder (Ilhas Canárias) e Joana Schenker (Portugal), que entre elas reúnem apenas e somente 8 títulos mundiais. Juntou-se a este sonante trio outra portuguesa, Filipa Broeiro, que deu tudo de si e acabou com o título de vice-campeã europeia.

Isabela confessou estar “muito feliz” com a conquista deste título europeu, que é já o terceiro que averba ao seu currículo. “Tem um sabor especial vencer um campeonato com tanto nível e é sempre uma honra competir com estas atletas que são rivais incríveis”, disse a rainha europeia.

Resultados:

01. Isabela Sousa (Brasil) 12,16 pts

02. Filipa Broeiro (Portugal) 10,56 pts

03. Joana Schenker (Portugal) 9,63 pts

04. Alexandra Rinder (Áustria) 9,33 pts

No Pro Junior Joel Rodrigues era o português melhor colocado e um dos grandes favoritos à vitória. No entanto, Jorge Hernández, que tal como Joel está na luta pelo título mundial, fez uso do seu “local knowledge” para levar de vencida a final disputada em casa. Joel terminou assim com o título de vice-campeão europeu. Eduardo Macedo e Rafael Nóbrega terminaram nos quartos-de-final (13.º lugar).

Resultados:

01. Jorge Hernández (Canárias) 12,70 pts

02. Joel Rodrigues (Portugal) 10,07 pts

03. Gadiel Martel (Espanha) 9,57 pts

04. Javier Martínez (Espanha) 9,33 pts

Na divisão Dropknee os competidores espalharam perfume e estilo, com David Valladares, um venezuelano que se encontra a viver em Tenerife, a conquistar o troféu com uma grande atuação. Valladares teve que dar o seu melhor para superar a concorrência, a cargo de Fabien Thazar, Samuel Figueroa e Ángelo Freda.

Resultados: 

01. David Valladares (Venezuela) 12,00 pts

02. Fabien Thazar (França) 11,30 pts

03. Ángelo Freda (Espanha) 9,80 pts

04. Samuel Figueroa (Espanha) 9,00 pts