O ETB Gran Canaria Pro 2026 já tem vencedores. São eles: Armide Soliveres na categoria Open Masculino, Teresa Miranda na Open Feminino, Louka Zaninotto na Junior Masculino, Luana Dourado na categoria Júnior Feminino e David Valladares no Dropknee. Todos eles sagraram-se campeões n manhã de baterias vibrantes e muito disputadas.
Um duelo português marcou a categoria estreante nesta edição: a Junior Feminino. A atual campeã mundial júnior, Luana Dourado, entrou como favorita e não decepcionou. Tendo como forte rival a sua compatriota Carolina Dias — que a seguiu de perto durante toda a final, chegando inclusive a liderar a bateria em alguns momentos —, Dourado garantiu o primeiro lugar, com Dias logo atrás. A terceira e a quarta posições ficaram com outras duas grandes promessas lusas: Sofia Pinheiro e Alice Teotónio.


Uma surpresa de última hora marcou a final da categoria Júnior Masculino, com quatro atletas que demonstraram o altíssimo nível da nova geração nesta modalidade. A disputa pela primeira colocação foi intensa desde o início entre Alberto Pérez — atual vice-campeão mundial júnior e único representante espanhol na final — e o francês Yohann Bachelard.
Ambos alternaram a liderança com manobras incríveis que levaram o público ao delírio. Quando Pérez já parecia ter o título nas mãos, uma onda surfada no último segundo pelo francês Louka Zaninotto deixou o atleta local em segundo lugar e consagrou Zaninotto como campeão. Vicente Campos (Portugal) completou o pódio na quarta colocação.

A única representante espanhola na categoria Open feminina, Teresa Miranda, conseguiu manter o seu título de campeã do ETB Gran Canaria Pro — conquistado na edição anterior — com duas manobras incríveis que a levaram ao topo do pódio. Ela superou um dos grandes nomes do bodyboard feminino, a portuguesa Teresa Padrela, que ficou com a segunda colocação, além de duas atletas da categoria júnior que subiram ao pódio duas vezes nesta edição: as portuguesas Luana Dourado e Alice Teotónio.

Na Open Masculino, a liderança de Armide Soliveres foi incontestável, com o atleta da Gran Canaria a destacar-se logo na sua primeira onda, numa final de nível impressionante. Com um score total de 14,50 pontos — a mais alta de todo o dia —, Soliveres sagrou-se vencedor do ETB Gran Canaria Pro 2026, seguido pelo marroquino Anas Haddar, pelo português Vicente Campos e pelo mexicano Ilan Chouard — outros dois competidores da categoria júnior que conseguiram chegar à grande final da categoria Open.

Com a última etapa do circuito europeu ainda por realizar, e após os resultados do ETB Gran Canaria Pro 2026, Luana Dourado já garantiu o título de Campeã Europeia Júnior 2026, Carolina Dias tornou-se Vice-campeã Júnior, Vicente Campos tornou-se Bicampeão Europeu Júnior 2026 e Fabien Thazar sagrou-se Campeão Europeu de Dropknee 2026.
Masculino Open
1º Armide Soliveres (ESP)
2º Anas Haddar (MAR)
3º Vicente Campos (POR)
4º Ilan Chouard (FRA)
Feminino Open
1º Teresa Miranda (ESP)
2º Teresa Padrela (POR)
3º Luana Dourado (POR)
4º Alice Teotonio (POR)
Masculino Júnior
1º Louka Zaninotto (FRA)
2º Alberto Pérez (ESP)
3º Yohann Bachelard (FRA)
4º Vicente Campos (POR)
Feminino Júnior
1º Luana Dourado (POR)
2º Carolina Dias (POR)
3º Sofía Pinheiro (POR)
4º Alice Teotonio (POR)
Dropknee
1º David Valladares (VEN)
2º Fabien Thazar (REU)
3º Víctor Regalado (ESP)
4º Samuel Figueroa (ESP)
