A Praia de Leça da Palmeira foi palco, este fim de semana, de um momento histórico para o Bodyboard Português: pela primeira vez, realizaram-se em Matosinhos os Campeonatos Nacionais de Masters (+35, +45, +50), Dropknee e Kneeboard, inseridos no programa das Cidades Europeias do Desporto.


(Press Release)

Organizado pela Associação Onda do Norte (AON) em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, o evento reuniu atletas de norte a sul do país, oriundos de Viana, Matosinhos, Esmoriz, Nazaré, Cantanhede, Santa Cruz, Ericeira, Carcavelos, Lisboa e Zambujeira do Mar, entre outras zonas.

O dia começou com uma ameaça de nevoeiro e chuva ligeira, mas rapidamente a boa vibe tomou conta da praia. O ambiente geracional e de convívio destacou-se, provando que o bodyboard é muito mais do que competição: é união, amizade e partilha de memórias. O mar colaborou e mostrou o potencial de Leça da Palmeira, já reconhecido como um dos melhores palcos da modalidade.

Resultados finais:

Bodyboard Master +50 (estreia nacional)
1º António Fonseca (Sealand) – Campeão Nacional
2º Miguel Simões (Sealand)
3º Rodrigo Corte-Real “Toti” (ABPT)
4º José Moreira (SC Viana)

Bodyboard Master +45
1º Nuno Azevedo (AON) – Campeão Nacional
2º Bruno Câmara (Ericeira SC)
3º António Fonseca (Sealand)
4º Rui Rebelo (AON)

Bodyboard Master +35
1º Manuel Centeno (AON) – Campeão Nacional
2º Gonçalo Neves (Sealand)
3º Bruno Câmara (Ericeira SC)
4º João Veiga (AON)

Dropknee
1º Diogo Pimenta (AON) – Campeão Nacional
2º Matthew Davies (NBZM)
3º Tiago Fazendeiro (AON)
4º Ricardo Correia (Swell Vibe)

Kneeboard
1º Pedro Velhinho (AS Aveiro) – Campeão Nacional
2º Paulo Cunha (Lombos Praia)
3º Raul Pacheco (AON)
4º Max Elvang (AS Aveiro)

O evento ficou marcado pela celebração de gerações e pela consagração de novos e históricos campeões, com destaque para a introdução de uma nova categoria (+50 anos), reforçando o peso do bodyboard no panorama desportivo português.

Por último, importa ainda realçar que Manuel Centeno alcançou o 16.º título nacional da carreira, tornando-o, sem sombra de dúvida, um dos mais medalhados, se não o mais medalhado, bodyboarder português de sempre. Já no Kneeboard, Pedro Velhinho arrecadou o 19.º título nacional. É obra e dá que pensar…

Até 2026!


Fotos de Tomané / AON