Está concluída a 1.ª etapa do Circuito Nacional Open e Feminino 2024, na Praia do Navio, com organização da Associação Sealand Santa Cruz em parceria com a Federação Portuguesa de Surf.


Foi um fim de semana de ondas grandes e muita energia na Praia de Santa Cruz, Torres Vedras, mas também de querer. Acima de tudo, contra um parecer que nada teve de favorável, foi preciso perseverar e lutar muito (contra as ondas) para triunfar.

Se foram as melhores ondas que já se viram numa prova de bodyboard? Não, não foram, estiveram muito longe disso – e daí a ausência de muitos competidores que olharam para a previsão e não se sentiram motivados a participar. Decisão pessoal totalmente justa e isenta de crítica.

Porém, também é de referir que, numa situação de adversidade como a que se verificou, com condições claramente desfavoráveis, parece-nos que o melhor será ter ondas em excesso do que não ter (flat).

As palavras de Ricardo Rosmaninho, durante a entrega de prémios, ao final da tarde de domingo, na Praia do Navio, palco da ação, revelam bem o mindset necessário para poder vingar nesta primeira paragem do CNBB: “Desistir não é opção!”

Desta forma, o vice-campeão nacional em 2022 e quarto classificado em 2023, oriundo da Póvoa de Varzim, mas, curiosamente, a residir em Santa Cruz no último mês, venceu a primeira etapa do ano e arrancou a temporada a liderar o ranking nacional.

Rosmaninho debitou a melhor onda da final (9,00 pontos) e com um score combinado de 12,00 pontos acabou por selar uma importante vitória, a primeira do ano, empurrando Joel Rodrigues, campeão nacional nos últimos dois anos, para o segundo lugar com 10,40 pontos.

Miguel Ferreira, terceiro classificado na tabela nacional o ano passado, e Fábio Ferreira, que já havia vencido uma etapa do nacional em Santa Cruz em 2019, completaram o pódio, em terceiro e quarto lugar, com 7,60 e 6,85 pontos, respetivamente.

No feminino, Mariana Rosa dominou a final praticamente até ao fim. No entanto, uma última onda de Filipa Broeiro mudou o cenário e levou a campeã nacional de 2022 diretamente para a liderança e, consequentemente, também a levantar o troféu de vencedora da 1.ª etapa da temporada.

Carolina Abreu e Teresa Padrela, campeã nacional em 2021 e 2023, terminaram em terceiro e quarto lugar, respetivamente. É de salientar e reforçar o empenho de todas as meninas que não se negaram a entrar num mar difícil e quase sempre pouco convidativo.

A próxima etapa do circuito acontece em São Jacinto, Aveiro, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Até lá! xxx

Fotos de Henrique Reis / Sealand