Depois do encerramento do Circuito Nacional de Bodyboard 2023 no fim de semana (aqui), eis que três dias depois, esta quarta-feira, os praticantes, fãs e aficionados da “pranchinha que mudou o Mundo” acordaram com a emissão de comunicados, no mínimo, inesperados e que colocam algumas reticências no futuro competitivo do escalão máximo da modalidade. 

Por um lado, a Bboardtv refere que “não houve um entendimento entre as partes” na preparação da nova temporada e, por esse motivo, opta por não renovar o protocolo que já vigorava desde 2019. Por outro lado, a Federação Portuguesa de Surf justifica-se referindo que o “esforço financeiro, técnico, logístico e administrativo não foi reconhecido”. 

Seguramente que haverá mais, muito mais, para dizer sobre este tema no futuro. Um tema que, aliás, merece uma reflexão profunda. Porém, para já, deixamos os respetivos comunicados para análise dos nossos leitores: 

A Bboardtv, entidade responsável pela organização do Circuito Nacional de Bodyboard nos últimos 4 anos, ao abrigo do protocolo celebrado com a Federação Portuguesa de Surf, vem informar que após negociações para a renovação do referido protocolo, e por não ter sido possível encontrar um entendimento entre as partes, é forçada a não continuar com o seu trabalho de produção e comunicação do Circuito Nacional.

A Bboardtv, convicta que o trabalho e esforços desenvolvidos nos últimos 4 anos acrescentaram valor efetivo à modalidade e à sua principal competição desportiva a nível nacional, com notório aumento da sua visibilidade e notoriedade, não pode deixar de agradecer ao Grupo Crédito Agrícola pelo apoio prestado na qualidade de “naming sponsor” da prova, ajuda que se revelou fundamental e inestimável para atingir os objetivos a que nos propusemos desde 2020.

Acreditamos que o Bodyboard Nacional está hoje mais forte e pujante, e temos a expectativa que todos os agentes da modalidade manterão uma atitude proativa, profissional e empenhada na prossecução do crescimento do nosso Circuito Nacional, hoje reconhecidamente uma prova de referência a nível mundial.

– Bboardtv

A Federação Portuguesa de Surf (FPS) informa que, por decisão unilateral da Linksource (empresa que gere a marca Bboardtv), foi terminado o protocolo que atribuía àquela entidade a organização e a exploração comercial do Circuito Nacional Bodyboard Open desde 2019.

A FPS lamenta este desfecho, ao qual chegámos após um processo negocial intenso e de um esforço da FPS para acomodar várias exigências apresentadas pela empresa que tinha a seu cargo os direitos comerciais do circuito, no sentido de apoiar a continuidade do projeto da Bboardtv.

No entanto, este esforço financeiro, técnico, logístico e administrativo não foi reconhecido, levantando-se a necessidade de apoio financeiro direto ao circuito (algo sem equivalência em qualquer outro circuito da FPS) sem quaisquer contrapartidas ou condições para atletas.

Agradecemos o trabalho realizado pela Bboardtv nos últimos 4 anos, e o essencial apoio dos seus patrocinadores e parceiros na promoção do Bodyboard em Portugal.

Anunciamos que, nos próximos dias, abriremos o processo relativo à organização do Circuito Nacional Bodyboard Open com o envio dos Cadernos de Encargos para este circuito e as provas que o possam constituir. 

– Federação Portuguesa de Surf