O Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola (CNBBCA) regressa à Nazaré, este fim de semana, depois da ausência no calendário em 2021.

Quem também regressa de uma ausência é Dino Carmo. O carismático bodyboarder da Nazaré não marcou presença na etapa anterior, realizada em Matosinhos/Porto, o mês passado, mas não vai perder a oportunidade de competir em casa e, quem sabe, relançar a sua campanha para o título nacional.

Cenário aparentemente improvável tendo em conta que na primeira etapa, na Figueira, foi eliminado precocemente e, como tal, ocupa a 48.ª posição do ranking. Nada que intimide Dino Carmo, habituado aos pódios nacionais e habitual candidato ao título:

“Quando vou para os campeonatos, seja onde for, tenho dois objetivos: curtir e ganhar. Obviamente, na Nazaré tenho a vantagem do conhecimento local, mas também é preciso alguma sorte e se não apanhar as ondas certas, não vou ter sucesso. É verdade que não tive essa sorte na primeira etapa e tive de faltar à segunda, mas ainda há muita coisa que pode acontecer, muitas contas e sinto que ainda estou em jogo e tudo está em aberto. O nível do circuito está muito elevado e qualquer um pode chegar a uma final e, dependendo das contas, até ser campeão.”

E ainda no tema das ausências, a campeã nacional e líder do ranking, Teresa Padrela também não marcou presença em 2020, afastada pela COVID, mas isso só lhe dá ainda mais apetite pelo próximo fim de semana. “Estou muito entusiasmada com esta etapa, até porque faltei em 2020 porque estava com COVID. Estou muito motivada, até porque quero ganhar e renovar o título nacional, mas, também, desfrutar das ondas. O resultado há de aparecer depois”, começou por afirmou Teresa Padrela, reforçando a sua aposta, referindo que “O facto de vestir a licra verde de campeã nacional não me deixa nervosa, mas dá-me uma grande responsabilidade e motivação para voltar a vesti-la nos próximos anos.”

Voltar a uma das capitais nacionais das ondas é muito significativo para a organização do CNBBCA, para os atletas e para o clube da região (CDAN – Clube de Desportos Alternativos da Nazaré), mas também para a autarquia local, assegura Walter Chicharro, presidente de Câmara:

“Este é um um momento muito importante para nós. O Bodyboard tem sido uma das faces mais visíveis dos desportos de mar na Nazaré e é importante para a Nazaré e para a marca Praia do Norte que tem dois bodyboarders patrocinados a participar, o Dino Carmo e a Teresa Almeida. E mais, o bodyboard ajuda a desmistificar a ideia de que a Praia do Norte só tem ondas gigantes. A Praia do Norte oferece condições para a prática do surf, do bodyboard, do kitesurf e de mais uma grande variedade de modalidades. A Câmara tem estado sempre ao lado daquilo que são as propostas dos vários desportos de mar apresentados pelo CDAN, clube que faz parte da gestão do Centro de Alto Rendimento da Nazaré. Temos uma forte aposta na comunicação e esse é o papel da Câmara e apoiamos os projetos do CDAN que vão no sentido da projeção da Nazaré como destino de ondas e de desporto.”

Para acompanhar a partir de sábado, 15 de outubro. Depois, a quarta e última etapa do circuito está agendada para 12 e 13 de novembro, em Peniche. xxx