Decorreu na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz, a 1 de maio, a 1.ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf 2023.
O dia começou pelas 9h45 na praia do Cabelo da Figueira da Foz com condições entre o meio metro e o metro com pouco vento. O quadro Open contou com 23 atletas e o quadro júnior com sete atletas provenientes de mais de dez clubes de surf nacionais.
Na primeira ronda open, o destaque vai para os atletas locais Miguel Guedes e João Lé que, apesar de passarem as suas baterias em segundo lugar, mostraram que estavam na prova para ir o mais longe possível.
Já nos 1/4 de final o destaque vai para Rodrigo Carrajola e Miguel Rocha que dominaram as suas baterias com pontuações acima dos 17 pontos.
Contudo, foi mesmo nas meias-finais, com as condições a melhorarem consideravelmente com a subida da maré, que assistimos a um espetáculo de bodysurf de nível mundial, com trocas de ondas constantes e ondas surfadas ao máximo e até ao limite. O grande destaque desta fase foi mesmo Rodrigo Carrajola com uma pontuação total de 18 pontos.
A final disputada entre os melhores atletas em prova ditou uma vitória sem margem para duvidas de Miguel Rocha que trouxe este ano um estilo fluido, comprometido e mais focado, como, aliás, o próprio veio a assumir: “Este ano procuro ganhar pela quarta vez o Campeonato Nacional de Bodysurf.”
Nos juniores a prova foi igualmente aguerrida, com os atletas locais a mostrarem muito nível e comprometimento nas ondas. O destaque vai para o segundo lugar de Santiago Moia que deu até ao fim muita luta a Gui Santos. Para além de Santiago, um outro jovem da Figueira da Foz chegou à final – Filipe Nascimento que mostrou garra e determinação.
De destacar na prova Junior o surgimento da primeira equipa junior de Bodysurf que surge dentro do contexto do Bodysurf TryOut e da aposta da Associação Desenvolvimento Mais Surf na modalidade. Composta por vários jovens locais, trouxe também a única participante feminina da prova e ainda a presença do jovem David Guimarães que, com apenas dez anos, enfrentou as ondas do Cabedelo com determinação.
Para a Câmara Municipal da Figueira da Foz, através do vereador Manuel Domingues, “Este, apesar de não ser um evento de deslize de massas, é sem dúvida único que a Figueira da Foz tem muito gosto em ter recebido e em receber no futuro”.
Para a organização, “A vinda à Figueira da Foz deu início a mais uma época desportiva de Bodysurf e não poderia ter corrido melhor com boas ondas, bom tempo e muito bom ambiente na praia. Para além disso, a prestação dos atletas denota mais um salto para a frente no nível do bodysurf que de resto está assegurado com a presença de uma equipa de jovens que encontra no Bodysurf o seu desporto de eleição.”
Open
1. Miguel Rocha (ASV)
2. Rodrigo Carrajola (ESC)
3. João Lé (ABFM)
4. Vitor Sousa Guedes (ADMS)
Júnior
1. Gui Santos (Aqua Carca)
2. Filipe Lopes Nascimento (ADMS)
3. Santiago Boia (ADMS)
4. Carlos Guimarães (ASSW)
Calendário 2023
1ª etapa: 1 de maio – Figueira da Foz
2ª etapa: 27 ou 28 de maio – Lourinhã
3ª etapa: 10 ou 11 de junho – Vagos
4ª etapa: 22 ou 23 de julho – Santa Cruz
5ª etapa: 16 ou 17 de setembro – Cascais