Após várias adiamentos, devido às condições do mar, foi no passado dia 29 de abril que teve lugar a 1.ª etapa do Circuito de Bodyboard 2023 – Restaurante O Sacas.
Apesar de outros campeonatos terem lugar no mesmo dia, a adesão dos bodyboarders foi bastante boa! As previsões não eram as melhores (previsão de vento norte forte), mas a organização acabou por ser surpreendidos com o mar a melhorar progressivamente, o que fez com que as fases finais contassem com condições bastante aceitáveis.
No período da manhã as condições variaram entre o glass e alguma nortada, mas ainda assim houveram vários bons momentos de bodyboard. Destaque para Paulo Soares que se adaptou bastante bem as condições desta fase.
Durante a hora de almoço, e tal como anunciado previamente, foi feita uma homenagem a uma lenda local do bodyboard, Bruno Silva, que faleceu em 2020. Todos os bodyboarders remaram para o outside e foi dada uma grande ovação em tom de homenagem a este ícone local.
Durante a tarde, com a maré a vazar novamente e, consequentemente, com as ondas a ficarem mais ocas, houve lugar a boas performances, com destaque para Rafael Cabral, André Gonçalinho, Diogo Jesus, entre outros.
A primeira final a ir para a água foi a de Sub-18. Uma final de amigos, onde se destacou a performance de Matias Baço que acabou por ditar a vitória. Porém, foi notório o empenho de todos os atletas no meio de bastantes close-outs que dificultaram a vida aos atletas que escolhiam o pico a meio da praia.
De seguida foi feita a final Grand Masters +40 onde o experiente bodyboarder nazareno, Rui Barreira, acabou por levar o caneco! Destacar que nesta fase o mar começou também a melhorar bastante no canto esquerdo.
A categoria Open fechou as hostilidades competitvas, com uma final muito bem disputada que registou boas ondas de todos os atletas. Destaque para Rafael Cabral e André Gonçalinho que, além de terem optado por o pico com maior potencial, deram um bom show de bodyboard que lhes atribuiu os primeiro e segundos lugares, respetivamente.
Sub-18
1º Matias Baço
2º Francisco Reis
3º Tomás Zacarias
4º José Guerreiro
Grand Masters +40
1º Rui Barreira
2º João Mendes
3º Cláudio Domingos
4º Matt Davies
Open
1º Rafael Cabral
2º André Gonçalinho
3º Diogo Jesus
4º Paulo Soares
A segunda etapa do circuito está agendada para o dia 20 de maio! Fiquem atentos! xxx