Joana Schenker, multi-campeã nacional e europeia, top mundial onde recentemente registou um terceiro lugar, na etapa inaugural deste novo ano que se realizou em Marrocos, foi considerada uma das figuras mais influentes do desporto nacional em 2024.

O artigo, que foi publicado na edição de dezembro/janeiro da Forbes Portugal, revelou a lista das 40 mulheres mais influentes no desporto em Portugal.

De acordo com os responsáveis, a lista foi criada com base na avaliação dos resultados desportivos, da notoriedade, do impacto, dos prémios e do legado que cada uma destas mulheres está a deixar no mundo desportivo.

“Entre as vitórias que conquistam e as derrotas com que são obrigadas a lidar, as mulheres cravaram o nome na história do desporto português e são uma inspiração para as novas gerações, que já não sabem o que é crescer sem referências. Talvez a maior vitória de cada uma delas”, pode ler-se.

Da referida lista, provavelmente a primeira a ter sido elaborada alguma vez em Portugal, fazem ainda parte Telma Monteiro, Yolanda Hopkins, Patrícia Sampaio, Sofia Araújo, Ticha Penicheiro, Teresa Bonvalot, Rosa Mota, Kika Nazareth, Jéssica Silva e Patrícia Mamona, entre muitos outros grandes nomes do desporto.

Para terminar, importa ainda mencionar que Joana Schenker abraça várias causas ambientais e sagrou-se campeã mundial em 2017, o que lhe conferiu automaticamente uma importância e notariedade acrescida no mundo do desporto. Contudo, apresenta também no currículo, que é extenso, diga-se, quatro importantes títulos europeus e sete nacionais. O ano passado ficou em oitavo lugar no ranking final do circuito mundial.

Sem sobra de dúvida, a maior embaixadora do bodyboard português na atualidade. xxx