E como se diz no areal da Costa Nova, não há quatro… sem cinco! Joana Schenker, campeã mundial em título, sagrou-se Miss Activo Cup 2018 no Campeonato Nacional de Bodyboard Feminino e alcançou o quinto título consecutivo no campeonato mais perfumado do Verão português.

Num dia em que Neptuno, deus dos mares e oceanos, decidiu mostrar que o nível do bodyboard feminino nacional é elevado, desafiando as atletas com um mar, nas palavras delas, “muito difícil”, de “ondas muito grandes” e “muita corrente”, e proporcionou uma prova de grande competição e competitividade. É que todas as atletas, das mais novinhas às mais velhas, enfrentaram o desafio de Neptuno com muita galhardia e, diga-se, grande coragem.

Prova disso, foi o derradeiro embate da prova entre Joana Schenker, a mais velha (30 anos), e Mariana Rosa, a mais nova (15 anos), na final, que contou ainda com Teresa Almeida (3ª classificada) e Teresa Padrela (4ª).

Assim que a final arrancou, a luso-germânica Schenker colocou-se na liderança, com uma onda de 6.50 pontos. No entanto, a «caçula» Mariana Rosa respondeu com uma onda excelente, a que os juízes atribuíram a nota de 9.17 pontos, assumindo a frente da classificação.

Entretanto, as dificuldades de Teresa Almeida e Teresa Padrela eram evidentes. Almeida lutou muito com o mar para conseguir alcançar o pico, ao passo que Padrela foi fazendo ondas pouco pontuadas e debatendo-se com o mar para regressar ao pico.

A classificação manteve-se durante alguns minutos até que Joana Schenker fez uma onda de 7.00 pontos, acabando com a refrega com uma onda canhão, pontuada com 9.60.

Ainda antes daquela que foi a melhor onda do Campeonato, tanto Schenker como Rosa foram forçadas a sair da água e reposicionar-se, tal a dificuldade em alcançar o pico após cada surfada.

No entanto, as poucas ondas surfadas na final mostraram o empenho e a coragem das atletas, com duas das ondas a receberem notas de excelência.

Aliás, nesse capítulo, o dia rendeu 70 ondas surfadas, sendo que também aqui ficou claro o duelo entre Schenker e Rosa, com a primeira a fazer a melhor onda (9.60 pontos) e a terceira melhor (8.67), enquanto a jovem de Carcavelos fez a 2ª (9.17) e a 4ª (8.33) melhor onda, fechando o top 5 Teresa Almeida, com uma de 7.50.

No final Joana Schenker foi coroada pelo quinto ano consecutivo Miss Activo Cup no Campeonato Nacional de Bodyboard Feminino, o que somado às duas vitórias nas etapas anteriores a coloca numa posição óptima para revalidar o título nacional… pela quinta vez. Ficam-lhe a faltar apenas 520 pontos, ou seja, um sétimo lugar numa das duas provas que ainda faltam disputar (Carcavelos e Peniche).

A vencedora desta 3.ª etapa do Nacional alcançou um score de 16.60 pontos, Mariana Rosa somou 10.07, Teresa Almeida fez 5.00 e Teresa Padrela 4.30.

Mais um dia em grande na praia da Costa Nova, com o tempo a ajudar, apesar do ventinho que teimou em soprar com ligeira firmeza, depois de um início de manhã de calmaria total.

“Em 15 anos de bodyboard nunca levei tanta porrada num campeonato. Por isso, todas as atletas estão de parabéns, não só as que estiveram na final, mas todas, porque hoje as condições estavam difíceis. Isto mostra que temos boas atletas e que o nível de bodyboard é muito bom. Estou muito contente com a vitória”, disse a campeã na cerimónia final de entrega de prémios.