A brasileira Maíra Viana é a nova campeã mundial de bodyboard.

A atleta do Espírito Santo conquistou o seu primeiro título na categoria Profissional da IBC World Tour na manhã do passado domingo (8 de setembro), na Praia Grande, em Sintra, Portugal. Foi a última etapa feminina da temporada 2024.

Bicampeã profissional brasileira (2018 e 2020), há 20 anos que está no mundo do bodyboard – 14 sob a condição de atleta profissional. Ela é obstinada, esforçada e focada. A sua dedicação ao desporto é digna de ser enaltecida.

Maíra nasceu em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, mas reside no Espírito Santo há 14 anos. A nova campeã mundial tem 36 anos, é professora de educação física e não escondeu a emoção pelo resultado.

A procura pelo título começou logo na primeira bateria do Sintra Pro Fest, mas foi no confronto da meia-final, com a japonesa Sari Ohhara, campeã mundial em 2023 e que lutava pela revalidação do título, que a brasileira deu um passo de gigante. Venceu Sari e ficou a uma vitória (na final) para poder comemorar a sua primeira conquista do tour mundial.

“Se eu perdesse a semi-final, ela seria campeã. Avançando, teria que vencer a etapa para ficar com o título. A semi foi muito disputada e de poucas ondas. Na final, dominei do início ao fim”, começou por explicar Maíra.

Na final, a brasileira derrotou Teresa Miranda, registando uma pontuação combinada de 16.15 pontos contra apenas 3.35 da adversária espanhola.

“Uma sensação muito boa, de dever cumprido, de toda dedicação de anos no bodyboarding. Agradeço às empresas que me apoiam e a todos que torceram por mim para poder viver este momento. E, agora, vou em busca de patrocínio para 2025”, rematou.

Igualmente do Espírito Santo, Neymara Carvalho, 48 anos, e Luna Hardman, 18 anos, mãe e filha, também competiram em Sintra. Neymara é cinco vezes campeã mundial profissional. E Luna tem já dois títulos mundiais Pro Junior (2022 e 2024) conquistados. Naara Carolyne acrescenta um título amador ao bodyboard capixaba (do Espírito Santo), o que faz desta última conquista de Maíra o nono título mundial para a região.

Uma última nota apenas para referir que a nova campeã, na presente temporada, esteve presente em quatro pódios tendo vencido três finais (Iquique, Antofagasta e Sintra) do circuito. Ela é ainda 4x campeã carioca Pro e 3x campeã capixaba Pro.

Parabéns pela conquista, Maíra!


Fotografias de João Araújo