Parafina Festival consagra os Campeões Nacionais de Bodyboarding em Armação dos Búzios, Rio de Janeiro.


Fotos de @tonydandreafotografia

O Circuito Brasileiro de Bodyboarding de 2025 contou com um emocionante desfecho na paradisíaca Praia de Geribá, Armação dos Búzios, Rio de Janeiro. A última etapa da temporada ofereceu ondas desafiadoras e performances de altíssimo nível, coroando não apenas os vencedores do evento, mas também os campeões do circuito nacional nas categorias Profissional, Open e Sub-18 nas categorias Masculino e Feminino.

“O sucesso da etapa final em Búzios é o resultado direto da parceria e do apoio essencial da gestão municipal. Um dos principais responsáveis pela fluidez logística e pela realização do evento na Praia de Búzios foi Rafael Antunes Fernandes, o Secretário de Pesca e Esportes Náuticos. Além disso, a organização do Circuito Brasileiro de Bodyboarding expressa profunda gratidão ao Prefeito Alexandre Martins pelo suporte incondicional”, refere a Confederação Brasileiro de Bodyboarding em comunicado.

Em termos competitivos, Igor Aboim foi um dos destaques do evento. Aos 38 anos, ele competiu na categoria profissional do campeonato e foi um autêntico “tomba-gigantes”. Com muito mérito, alcançou as meias-finais em Búzios depois de enfrentar, e vencer, alguns dos maiores nomes do bodyboard brasileiro.

Igor eliminou o atual líder do ranking brasileiro, Lucas Nogueira, e também deixou para trás Gabriel Braga. Só perdeu mesmo para o tricampeão brasileiro e bicampeão mundial Pro Junior, Sócrates Santana, que virou o heat nos instantes finais e competiu de igual para igual com o campeão mundial Uri Valadão, que terminou a prova em quinto lugar.

Éder Luciano, representando Itapema, acabou por vencer a etapa decisiva em Búzios, frente a Sócrates, e encerra assim um jejum de títulos nacionais desde 2011, quando conquistou o seu primeiro campeonato brasileiro, reafirmando com toda a justiça o protagonismo no bodyboard brasileiro.

Além de Éder, também Maira Viana (Pro Feminino), Reginaldo Lopes (Open Masculino), Isa Vidal (Open Feminino), Manuella Giacomasi (Sub-18 Feminino) e Matheus Figueiredo (Sub-18 Masculino). As categorias Sub-14 e Sub-16 já haviam sido coroadas no mês de novembro (ver reportagem aqui).

Resultados finais da etapa:

Pro Masculino
1º Éder Luciano (SC)
2º Sócrates Santana (RJ)
3º Igor Aboim (RJ)
3º Gabriel Castro (CE)
Campeão Brasileiro: Éder Luciano

Pro Feminino
1º Nicolle Calheiros (RJ)
2º Luna Hardman (ES)
3º Francis Aoto (PR)
3º Maira Viana (ES)
Campeã Brasileira: Maira Viana

Open Masculino
1º Bruno Leitão (RJ)
2º Arthur Pietro (CE)
3º Guilherme Montenegro (ES)
4º André Barros (PE)
Campeão Brasileiro: Reginaldo Lopes

Open Feminino
1º Mayra Goncalves (PR)
2º Isa Vidal (RJ)
3º Bia Vieira (RJ)
4º Manuella Giacomassi (RJ)
Campeã Brasileira: Isa Vidal

Sub-18 Masculino
1º Matheus Figueiredo (RJ)
2º Guilherme Montenegro (ES)
3º Lucas Figueiredo (RJ)
4º Nicollas Raich (ES)
Campeão Brasileiro: Matheus Figueiredo

Sub-18 Feminino
1º Manuella Giacomassi (RJ)
2º Mayra Goncalves (PR)
3º Sophia Veiga (RJ)
4º Isa Vidal (RJ)
Campeã Brasileira: Manuela Giacomassi