Com o término do Frontón King 2017, derradeira etapa da APB Tour na presente temporada, que teve lugar no mítico spot canário do Frontón e teve como vencedores Jared Houston, Isabela Sousa e William Lujan; as contas dos rankings também foram encerradas.
Assim, no Masculino Profissional, são dois os portugueses que aparecem no Top 24: Tó Cardoso e Dino Carmo. A fantástica vitória conseguida na penúltima etapa, o Nazaré Pro, catapultou Cardoso (na foto em rodapé) para o 8.º lugar da tabela e Carmo para 11.º. Seguem-se André Bernardo, em 32.º, e Miguel Adão, em 38.º lugar.
No Feminino Profissional, muito graças à vitoria conseguida no Sintra Pro, Joana Schenker (na foto do topo) acabou por se sagrar campeã mundial pela primeira vez na carreira. No entanto, destaque para Madalena Padrela que terminou o ano no 8.º lugar do ranking, Teresa Almeida (9.º), Mariana Rosa (15.º), Carina Carvalho (17.º) e Teresa Padrela (20.º).
No Pro Junior, divisão dedicada a bodyboarders com idade inferior a 18 anos, é Miguel Ferreira quem se destaca entre a armada lusa. O jovem atleta de Carcavelos terminou em 6.º lugar com duas presenças em finais (Nazaré e Frontón). Segue-se Pedro Veigas, Pedro Machado e Joel Rodrigues em 15.º, 17.º e 20.º lugar, respetivamente.
O campeão nacional da disciplina, Luís Pereira, o “Porkito”, que terminou em 5.º lugar no Sintra Pro, é o melhor representante português no Dropknee. O bodyboarder da Figueira terminou o ano em 12.º lugar num ranking onde só aparece mais um português, Renato Paço, da Praia Grande, em 39.º lugar.
Campeões mundiais 2017:
Iain Campbell (África do Sul) – Masculino
Joana Schenker (Portugal) – Feminino
Sammy Morretino (Havai) – Dropknee
Nelson ‘Nacho’ Flores (Chile) – Pro Junior
Fica sintonizado para o lançamento do novo calendário mundial.
Fotografia: Juan Manuel