O XXII Luso Galaico. prova inserida no Viana Surf City Festival 2021, realizou-se este fim de semana na praia da Arda, em Afife, Viana do Castelo. Registou um elevado número de participantes, 95, em sete categorias − Surf Open, Bodyboard Open, Bodyboard Feminino, Longboard, Surf Feminino e, pela primeira vez, Para Surfing e Para Surfing VI.

A capacidade e a experiência organizativa do Surf Clube de Viana (SCV), que teve dois palanques ao longo da prova e voltou a abolir o papel com recurso a uma plataforma on-line, aliadas à Praia da Arda mais uma vez ter dado provas de ser uma das mais consistentes da Europa ao nível de ondas e ainda à qualidade dos competidores presentes, entre os quais os melhores atletas de surfing do Norte de Portugal e da Galiza, foram decisivas para o êxito deste clássico ibérico que somou 49 heats.

A Federación Galega de Surf (FGS) fez-se representar pela Seleção Galega de Bodyboard, composta por nove participantes, sendo um deles atleta e técnico, e por dois atletas com deficiência, que nunca tinham competido. Esta comitiva galega também esteve a estagiar no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo.Elohe Alvarez, em Surf Open, Bruno Martin, em Bodyboard Open, Letícia Cruzeiro, em Bodyboard Feminino, Rúben Silva, em Longboard, Beatriz Costa, em Surf Feminino, Hugo Madruga, em Para Surfing, e Santiago Carvalho, em Para Surfing VI, foram os grandes vencedores da edição 2021 do Luso Galaico (LG).

Para o bodyboarder galego Bruno Martin (em cima), que, além de ter-se sagrado vice-campeão do mundo no Pro Junior em 2019 na Arda, somou a sua 2ª vitória no LG, “a organização está de parabéns. As condições da praia mais uma vez estavam ótimas. O nível dos atletas era muito alto, mas eu também tinha esperança de ganhar.” xxx

Bodyboard Open
1 Bruno Martin
2 Brais González
3 Renato Vieira
4 Tiago Ferreira

Bodyboard Feminino
1 Letícia Cruzeiro
2 Francisca Pinto
3 Sara Silva
4 Luana Dourado
Fotos: Tó Mané