Integrado no Viana Surf City Festival, a 23.ª edição do Luso Galaico decorreu de 26 a 28 de agosto na praia da Arda, em Afife. Pela primeira vez na história do evento, com uma janela de três dias, permitiu aguardar as melhoras ondas para as cinco categorias de surfing.
A ondulação de metro e meio perfeito de sexta-feira foi diminuindo de tamanho e energia no sábado e domingo terminando com meio metro. Ainda assim, os atletas deram um verdadeiro espetáculo patenteando o grande nível de surf na Eurorregião Galiza – Norte de Portugal. Naquele que é já considerado um “clássico” no panorama do surf ibérico, esta edição teve a participação de cerca de 75 atletas.
Ricardo Rosmaninho, em grande momento de forma, venceu a categoria Bodyboard Open e considerou que “o evento foi um excelente treino de preparação para as provas que se seguem, nomeadamente o Mundial de Sintra”, mais felicitando a organização pela sequência de prova que foi ajustando as condições de mar às melhores condições para cada uma das categorias.
O presidente do Surf Clube de Viana, João Zamith, aproveitou para notabilizar a ocasião: “O campeonato foi desafiante pelas difíceis condições de mar, em especial durante as finais. Destaco a forte ligação que conta mais de 23 anos com a Federação Galega de Surf. A ligação cultural das duas regiões é uma realidade secular e o surf não é exceção”.
Open
1.º Ricardo Rosmaninho
2.º Fábio Ferreira
3.º Joel Rodrigues
4.º Diogo Silva
Feminino
1.ª Luana Dourado
2.ª Constança Silva
3.ª Inês Castro
4.ª Sara Chavarria