Ricardo Rosmaninho, em Open, e Luana Dourado, em Open Feminino, sagraram-se campeões nacionais do Circuito Nacional de Bodyboard Open e Feminino, na última etapa que se realizou este fim de semana na internacional Praia de Supertubos.


O Peniche Bodyboard Meeting em memória de Zezé Pereira (Rei do Molhe), coorganizado pelo Peniche Surfing Clube, Federação Portuguesa de Surf e Município de Peniche, contou com recorde de inscritos e reuniu os melhores bodyboarders de Portugal para o encerramento do Nacional – que contou com transmissão ao vivo.

À partida para esta etapa, estava tudo em aberto para a atribuição dos títulos nacionais, existindo vários cenários possíveis, com um número considerável de bodyboarders ainda em disputa pelo título Open.

Com o desenrolar da competição, após a eliminação de alguns dos potenciais campeões, o número de candidatos nas meias-finais diminuiu para apenas dois.

Rosmaninho venceu a primeira meia-final com uma exibição de luxo, obtendo a melhor onda (9,60 pontos) e o melhor score combinado (18,60 pontos em 20 possíveis) do campeonato.

As atenções viraram-se para a segunda meia-final, onde competia o outro candidato ao título, líder do ranking e vice-campeão nacional em título, Miguel Ferreira.

Miguel não se conseguiu encontrar nos 25 minutos de duração da bateria e, com o 4.º lugar obtido no heat, ofereceu antecipadamente o título a Ricardo Rosmaninho, o primeiro da carreira, que acabou por entrar para a final já com o estatuto de campeão.

Ainda assim, Rosmaninho não facilitou a vida à concorrência e venceu de forma exemplar este último heat do dia, deixando Francisco Ferreira em segundo lugar, a uma distância de 8,75 pontos da liderança. Diogo Coutinho e Pedro Correia foram, respetivamente, 3.º e 4.º classificados.

Na categoria feminina, o cenário era idêntico, com várias candidatas ao título, desde as bodyboarders mais experientes, até competidoras que competem precocemente neste escalão e que deixam bons indicadores para o futuro da modalidade.

Filipa Broeiro, líder do ranking à entrada para esta etapa, foi eliminada nos 1/4 de final, deixando tudo em aberto, pois, das quatro etapas realizadas, apenas  as três melhores contam para o resultado final. Filipa veio para Peniche com um primeiro, um segundo e um terceiro lugar, descartando este resultado obtido nesta etapa, somando 2590 pontos.

Luana Dourado e Teresa Padrela ficaram com caminho aberto para o título, mas com um requisito alto: precisavam vencer a etapa para que tal fosse possível.

Encontraram-se na segunda meia-final, tendo Teresa (1ª) levado a melhor sobre Luana (2ª). Na final, defrontaram Madalena Padrela, que venceu a primeira meia-final, e ainda a multicampeã nacional Joana Schenker.

A final feminina foi muito intensa, sendo que nos primeiros minutos Luana e Teresa alternaram a liderança entre si. Depois, a jovem Luana, de apenas 15 anos, agarrou a liderança a meio do heat e não a largou mais. mostrando raça e vontade de vencer para dar e vender. Madalena Padrela passou para segundo lugar, deixando Teresa em terceiro e Joana Schenker no quarto posto.

Parabéns aos novos campeões nacionais, e parabéns também ao Clube Naval Povoense que neste ano de 2024 fez o pleno, conseguindo dois atletas campeões nacionais.

Até 2025!