Dia intenso ontem na Gran Canaria, Ilhas Canárias, na realização do último dia de competição do Frontón King, a derradeira etapa da APB Tour que tinha o papel de definir o novo campeão mundial masculino da modalidade.

Como é seu apanágio, Frontón não desiludiu e forneceu ondas bem pesadas na decisão do título mundial, a esta altura a ser disputado numa corrida a quatro – Amaury Larvernhe, Alex Uranga, Jeff Hubbard e Pierre-Louis Costes. 

Com o basco a ficar pela ronda 4 e o havaiano a ser eliminado nas meias finais, PLC e Amaury avançaram para a final onde tudo poderia suceder. Outros semifinalistas foram Mitch Rawlins, Jacob Romero e Alan Muñoz. 

Na final, PLC agarrou as duas melhores ondas nas duas primeiras ondas da bateria (8.33 + 6.67 pontos) e agarrou a liderança durante uma boa parte com o score de 15.00 pontos. Moz, por sua vez, tinha um 7.77, mas precisava urgentemente de uma segunda nota que o levasse a dar a volta ao resultado. Acabou por conseguir fazê-lo bem perto do final, graças a um 9.33 pontos, totalizando 17.10 pontos, passando assim o francês para primeiro e alcançando a vitória nesta fantástica prova que, convém referir,  já havia vencido o ano passado. 

O canário Igor Sanchez, a residir atualmente no Chile, foi terceiro classificado, com 7.77 pontos, e o antigo campeão mundial, o brasileiro Uri Valadão, com 7.16 pontos, foi quarto. No que diz respeito às contas do ranking mundial, essas ditaram que o francês Pierre-Louis Costes se sagrasse novo campeão mundial, alcançando assim o segundo título APB da carreira depois de já ter vencido em 2011. 

Nas participações lusas, Pedro Correia ficou-se pela ronda 4 das triagens, enquanto Gonçalo Pinheiro ficou-se pela ronda 2 do evento principal. Tó Cardoso perdeu para Mike Stewart na ronda 3 e Dino Carmo também se ficou por esta fase ao ser afastado por Jacob Romero. Já Miguel Adão superou Tristan Roberts na ronda 3, num heat renhido, mas no round 4 não conseguiu passar por Jeff Hubbard que acabou por levar a melhor. 

O novo ranking mundial será revelado assim que possível, mas para já não percas o vídeo com os “highlights” deste dia histórico. Até 2017!