A 20.ª edição do Luso Galaico (LG), que teve lugar este último fim de semana na praia da Arda, em Viana do Castelo, foi a mais internacional de sempre. Marcaram presença atletas de várias cidades membro da World Surf Cities Network, como Arica, Santos, Viana do Castelo e Durban.
Também a parceira Federação Galega de Surf esteve representada em força e em qualidade, tendo três dos seus atletas alcançado o primeiro lugar do pódio em Surf Open, Surf Feminino e Bodyboard Open. O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo, infraestrutura cada vez mais internacional, foi a base logística do LG 2018.
Este campeonato, organizado pelo Surf Clube de Viana e homologado pela Federação Portuguesa de Surf e pela Federación Galega de Surf, contou com a participação de 64 atletas de surf, bodyboard e longboard e registou ondas de cerca de um metro.
Tarik Hajbaoui, em Surf Open, Martina Alvarez, em Surf Feminino, Bruno Martin, em Bodyboard Open, e Eduardo Martins, em Longboard, foram os grandes vencedores desta edição do LG, um dos campeonatos regulares mais antigos da Europa.
Bruno Martin, atual líder do ranking galego de Bodyboard Sub-18, foi o grande vencedor desta edição vianense, que considera ter beneficiado de “uma organização incrível”. “Tudo é impressionante: as pontuações, os quadros, tudo o que está montado… Também estamos a falar da entidade organizadora do Mundial de Bodyboard em Viana do Castelo… Como as condições estavam muito complicadas, tive de me esforçar ao máximo em cada onda, o que acabou por resultar.”
Esta vitória, na segunda prova do Viana Surf City Fest, valeu a Bruno Martin também um wildcard de entrada direta para o Mundial de Bodyboard, que se inicia na próxima quarta-feira. “Foi um orgulho para mim vencer o atleta do Chile, que irei defrontar já no Mundial”, acrescentou.
Iain Campbell, natural de Durban e atual campeão mundial de bodyboard, foi o embaixador do vigésimo LG. O sul-africano participou na entrega dos prémios, durante a qual também se realizou uma homenagem a todos os representantes presentes da World Surf Cities Network.
Até 2019!