Arrancou hoje o campeonato mundial na Praia Grande, com Joana Schenker a perseguir a hipótese de conquistar o seu segundo título mundial da IBC – International Bodyboarding Corporation (foi campeã mundial em 2017).
Uma etapa do Circuito Mundial IBC, apoiada pela Câmara Municipal de Sintra e integrada no Sintra Pro Fest, evento de Bodyboard que também reuniu uma etapa do Nacional e uma do Europeu (ETB) e na qual competem vários atletas portugueses nas categorias Feminina, Pro Junior masculino e Dropknee.
“A Praia Grande é uma praia de que gosto muito. Nunca falhei uma edição do Sintra Pro e venci aqui em 2017, o ano em que me sagrei campeã mundial, além de ter marcado presença em mais três finais”, afirmou a bodyboarder algarvia que atualmente ocupa o 5. lugar do ranking mundial. Classificação que neste momento é liderada pela japonesa Sari Ohhara.
“O meu objetivo é terminar o ano o mais à frente possível no ranking. O título ainda está no horizonte, mas a Sari está destacada à frente e vai ser muito difícil batê-la. Contudo, do segundo ao oitavo lugar, está tudo em aberto”, acrescenta a bodyboarder de Sagres.
Já em ação, na ronda 2 da categoria Feminina, estiveram as portuguesas Madalena Padrela, Mariana Rosa e a campeã nacional em título Filipa Broeiro, todas a passar os seus confrontos. Pelo caminho, ficaram Alice Pereira e Filipa Freitas, enquanto Mariana Figueiredo e Madalena Valério cederam logo na primeira ronda.
No Pro Junior masculino, Bernardo Pacheco (em cima) e Francisco Ferreira passaram as duas primeiras rondas do dia e continuam em prova. Menos sorte para Rafael Nóbrega, Gonçalo Paulino, Gustavo Sobrinho, Henrique Grilo e Afonso Paulino, que ficaram pelo caminho.
No Dropknee, Renato Paço representou da melhor forma a armada local, passando a primeira ronda com nota positiva, juntando-se assim a Nicolas Rosner, que já tinha seeding, na segunda ronda da competição.
Amanhã, o Mundial continua, com arranque programado para as 8h30, na Praia Grande. xxx