Uma empresa portuguesa, a PTworks, fundada por dois ávidos e apaixonados bodyboarders que procuram desenvolver projetos inovadores no seio da modalidade, com especial enfoque na tecnologia e em novos processos, lançaram recentemente um sistema de stringer inovador que dá pelo nome de Hexaflex.


English version click here

Inspirados pela aparente falta de flexibilidade nas pranchas de bodyboard de última geração, dois amigos criaram o sistema Hexaflex que, diga-se em bom português, está a ser alvo de patente neste momento. Segundo os próprios, uma prancha de bodyboard munida de Hexaflex tem como objetivo oferecer o máximo desempenho, durabilidade e conforto para os bodyboarders.

“O Hexaflex é a maior evolução nos stringers desde que estes existem. Permite atingir uma velocidade superior. Eu nunca tinha tido pranchas tão rápidas e que, além disso, permitissem mais controlo nas manobras”, começa por comentar Barrela, um dos atletas que mais sabe sobre materiais, shapes e os seus comportamentos/reações.

“O Hexaflex é a maior evolução nos stringers desde que estes existem”

A combinação de materiais premium e o design inovador resultam numa “prancha com excelente memória e que é praticamente inquebrável”, asseguram os criadores. Significa isto que pode resistir a pressões extremas sem perder suas propriedades estruturais.

Além disso, a tecnologia Hexaflex apresenta vantagens em campos diversos, como o da velocidade, do recoil (memória) e da energia. A estrutura feita em forma de “favo de mel” funciona como um esqueleto dentro do core (bloco), permitindo que a prancha se adapte perfeitamente às mudanças de pressão exercidas pelo atleta e pela onda. Uma harmonia excecional entre o corpo, a prancha e a onda é o resultado final.

“Hexaflex tem como objetivo oferecer o máximo desempenho, durabilidade e conforto”

“A Hexaflex elevou para outro nível a tecnologia das pranchas de bodyboard. O seu formato e material inovador, com rigidez elástica e memória, proporciona um bom equilíbrio da velocidade e controlo. A sua flexibilidade “a pedido” no topo superior é benéfica em bottom-turns exigentes, oferecendo uma rigidez q.b, para desfrutar de manobras aéreas com projeção e de tubos incríveis. Fiquei fã!”, asserta André Leite, uma das lendas do bodyboard nacional.

A ergonomia e a escolha dos materiais foram fundamentais na criação da Hexaflex. A equipa da PTworks estudou a anatomia e biomecânica do corpo humano durante a prática de bodyboard, a fim de projetar uma prancha que se adequasse às necessidades do corpo do atleta e à dinâmica da onda. A escolha dos materiais também foi importante, referem os criadores, pois “a prancha precisava ser resistente e leve ao mesmo tempo”.

“A estrutura feita em forma de “favo de mel” funciona como um esqueleto dentro do core”

“O sistema Hexaflex veio alterar o paradigma do bodyboard. Faz uma fusão do útil ao agradável, proporciona conforto, melhor controlo e mais velocidade. Um bom ponto de partida para tirar melhor proveito das condições que nos são apresentadas. Fiquei totalmente convencido depois de experimentar”, diz numa primeira abordagem Afonso Rodrigues, para logo acrescentar que “Inovar e dar oportunidades é um ponto crucial. Penso que é algo revolucionário para a indústria do bodyboard que ao aumentar a performance dos riders na água e ao proporcionar um “equilíbrio” já procurado por muitos, pode ter aqui uma pérola para o desenvolvimento do desporto.”

Esta nova tecnologia tem vindo a ser testada por bodyboarders de diferentes níveis em diferentes tipos de ondas. As pranchas com Hexaflex receberam feedback francamente positivo, com muitos a afirmar que nunca mais iriam usar pranchas tradicionais após terem experimentado este sistema.

“A minha primeira impressão foi um stringer que parecia uma raia. Gostei do seu formato original, mas, acima de tudo, por ser diferente! Este sistema permite ter uma zona bastante rígida no centro da prancha, cobrindo praticamente a área onde colocamos o tronco, e continuar a usufruir de flexibilidade nas zonas que necessitamos para transições mais suaves mesmo em condições extremas. A resposta nas mudanças de direção são realmente fantásticas, proporcionando uma projeção superior. Combinado com materiais para águas quentes, fica uma bomba! Tive a oportunidade de experimentar em Bocas del Toro (Panamá) e adorei!”, atesta Carlos Elias, um dos free surfers de excelência entreportas.

“Hexaflex veio alterar o paradigma do bodyboard”

Sobre a PTworks, importa ainda referir que está altamente empenhada em manter/alavancar a produção nacional, bem como aventurar-se no mercado global, utilizando como um dos valores o uso de materiais de alta qualidade e técnicas inovadoras de construção.

“A empresa está sempre a pesquisar novas maneiras de melhorar o sistema Hexaflex e desenvolver novos projetos para o bodyboard”, salienta num último comentário um dos responsáveis da empresa lusa.

Uma coisa parece certa e indiscutível: Com a sua inovação técnica e um compromisso direto entre a qualidade e a tecnologia, a Hexa Systems está claramente destinada a ser um nome importante no mundo do bodyboard nos próximos anos.


Contactos:
Email – Hexaflex@ptworks.pt
Instagram – @hexaflex_pt