O Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2023, na Figueira da Foz, começou da melhor maneira com muitas emoções, culminando com a vitória de Joel Rodrigues, campeão nacional em título e da lendária Rita Pires, naquela que é a história do fim de semana: o regresso da 11x campeão nacional à competição, após um afastamento de vários anos.

Começando pela competição feminina e pelo regresso emocionante de Rita Pires. A bodyboarder de 44 anos da Costa de Caparica entrou a ganhar na primeira bateria do dia e nunca mais parou: ganhou as três baterias em que esteve envolvida, tendo virado a final na última onda frente a Joana Schenker. Filipa Broeiro, a campeã nacional em título, ficou em terceiro lugar e Mariana Rosa, que parece ter voltado à boa forma de anos anteriores após recuperação de uma lesão prolongada, fechou o pódio.

“Figueira da Foz é um sítio especial para mim. Surfei aqui muitos anos e as coisas acabaram por fluir. E depois estava tranquila, sem pressão e fui evoluindo na escolha de ondas ao longo do campeonato. Na final, passei o heat quase todo em segundo lugar, sem grande requisito para vencer, e acabou por acontecer na última onda”, explicou Rita.

Rita Pires somou 4,75 e 5,90 pontos superando Joana Schenker que tinha na sua conta notas de 4,25 e um 6,00 pontos.

Entretanto, no quadro masculino, com alguns dos principais candidatos a ficarem pelo caminho, como Manuel Centeno nos quartos de final, e Daniel Fonseca nas meias-finais; durante um dia em que as ondas no Cabedelo da Figueira da Foz se apresentaram entre o clássico, de manhã, e mais cheias e difíceis da parte da tarde, chegaram à final Joel Rodrigues, Hélio Conde, Jaime Jesus e Ricardo Rosmaninho.

Joel acabaria por ganhar (com scores de 6,50 e 4,80 pontos), mas só muito perto do fim de uma bateria dominada quase a 100% pelo veterano Hélio Conde “Laranja” (7,25 e 3,90 pts), com o local Jaime Jesus e o vice-campeão nacional Ricardo Rosmaninho à espreita, mas sem sucesso, tendo Jesus ficado no terceiro posto e Rosmaninho no quarto lugar.

“É a melhor maneira possível de começar um ano e uma defesa de título, ainda por cima numa etapa em que nunca consegui bons resultados. Ainda por cima em condições muito difíceis, em que a escolha de ondas e a estratégia é que definiram quem ganhava”, começou por afirmar Joel Rodrigues, concluindo que “O objetivo continua o mesmo: vencer todas as etapas em que participar e sempre a pensar no título.”

A próxima etapa tem lugar a 6 e 7 de maio em Santa Cruz, Torres Vedras. Até lá!


Fotos de João Serpa / CNBBCA