Hoje está de parabéns a fantástica, única e inconfundível Dora Gomes, pois celebra 53 anos de vida [29/01/1971]. Para quem não faz a mínima ou nunca ouviu falar, importa referir que Dora Gomes foi uma das pioneiras do bodyboard feminino português. 

Com um trajeto iniciado em 1987, então com 16 anos, foi na Praia de Carcavelos que descobriu a modalidade e abandonou a ginástica acrobática, iniciando nesse momento uma longa carreira no bodyboard que atravessou três décadas e acabou recheada de importantes conquistas, onde se destacam seis títulos nacionais, quatro europeus e um mundial. 

Em 2004, com 33 anos, Dora Gomes decidiu pôr um ponto final na vida competitiva e mudou-se para a Vila do Bispo, na Costa Vicentina, onde acabou por abrir a Sagres Surf Shop. É neste local que ainda reside com a família e filhos, continuando ligada ao bodyboard embora a capoeira seja atualmente a sua atividade desportiva mais relevante. 

Os Encontros Femininos por ela iniciados, que reuniam mães e filhas, praticantes de todas as idades e vindos de todos os pontos do país, marcaram uma geração e fomentaram uma cultura de bodyboard entre a audiência feminina, ao ponto de, por muitos anos, Portugal deter de longe a maior fatia de praticantes femininas na Europa. 

Apaixonada pela Costa Vicentina, pela sua Natureza e beleza e também pelo ritmo brando e sossegado da vida, é de destacar a primeira vitória que alcançou numa etapa do circuito mundial, na Ilha Reunião, em 1995, e também o título mundial conseguido nos Jogos Mundiais da ISA (International Surfing Association) que foram disputados entre as praias de Carcavelos e Guincho, em 1998. 

Momentos especiais que fazem parte da História do bodyboard e que nos cabe a nós recordar e não deixar cair no esquecimento. Por tudo isto e muito mais, por toda a paixão e dedicação, daqui endereçamos os nossos mais sinceros…

Parabéns!


Clica aqui para conhecer todos os campeões nacionais de bodyboard.
Artigo publicado originalmente a 29/01/2020.