Cinquenta anos de desporto justificam uma explicação.

Nos anos 80, quando comecei a praticar, era comum dizermos que “fazíamos Morey Boogie”. Basicamente, esta era a única marca existente no mercado, a primeira e original, e, como tal, sempre que se falava na modalidade, a associação era óbvia e quase inevitável. Também havia quem referisse o termo Boogie Board, mas para isso é preciso conhecer um pouco da História do desporto e recuar no tempo.

Acontece que, após a revelação ao mundo, a 7 de julho de 1971, Tom Morey fez-se à estrada e tentou vender a sua ideia/invenção às surf shops. O nome inicialmente escolhido pelo pai do desporto, S.N.A.K.E. (Side, Navel, Arm, Knee, Elbow), sigla que se referia às partes do corpo envolvidas (Lateral, Umbigo, Braço, Joelho, Cotovelo); diga-se, não gozou de grande aceitação.

Isto levou a que Tom, mais tarde, viesse a mudar, dando mesmo uma volta à questão, optando por passar a usar o termo Boogie, estilo musical em voga na época e francamente mais popular e “catchy” – e com tudo a ver com Tom uma vez que também ele era um franco apreciador de Jazz. Bastou-lhe juntar o apelido de família e estava encontrado o novo nome – Morey Boogie.

A palavra Board, na verdade, veio a ser acrescentada um pouco mais tarde, fruto de condicionantes de campanhas de comunicação e exigências de marketing da operação que Tom, entretanto, montara em Carlsbad, Califórnia. E eis que assim chegamos ao vocábulo Boogie Board e à primeira forma de identificar o desporto que hoje se conhece por Bodyboard.

As coisas, porém, não ficaram por aqui. Acontece que quando a marca Morey Boogie foi vendida à empresa Kransco Inc, anos mais tarde, no final da década de setenta, esta apressou-se a registar o nome – significando que, legalmente, mais ninguém o poderia usar.

Foi então que a necessidade levou à criação de um novo termo para esta nova forma de deslize – Bodyboard. Este surge por via de uma indústria em franco crescimento, sugerindo que este era um desporto polivalente e de corpo inteiro (prone, dropknee, stand up). E a verdade é que todas as marcas que se seguiram à Morey acabaram por adotá-lo e usá-lo até hoje.

Na prática, Boogie Board ou Bodyboard significam exatamente o mesmo, embora uma forma esteja mais intimamente ligada à origem do desporto e a outra com a sua História mais recente.

Agora diz-me tu, qual o nome que preferes usar?


Adquire o livro triBBo para saber mais sobre a História do Bodyboard.