Miguel Adão, da Figueira da Foz, Tó Cardoso, da Nazaré, e Gonçalo Pinheiro, de Portimão, são os bodyboarders portugueses que já se encontram no Brasil, país onde irá ter lugar o Itacoatiara Pro, etapa inaugural da 2015 APB World Tour.
Os três têm o objetivo de participarem na perna sul-americana do circuito mundial, começando com o Itacoatiara Pro, entre 2 e 12 de julho, seguindo-se o Arica Chilean Challenge (17 a 26 de julho) e o Antofagasta Festival (27 de julho a 2 de agosto), ambos no Chile.
Depois de um longo jejum competitivo (N.A.: O circuito terminou em setembro do ano passado), a prova de Niterói deve contar com uma boa adesão internacional. E os 40 mil dólares de premiação são um bom tónico para os melhores do mundo marcarem presença.
Este é o primeiro ano a tempo inteiro na APB World Tour para Miguel Adão que é Campeão Europeu Júnior e Vice-Campeão Mundial Júnior e leva na bagagem o objetivo de “subir no ranking e terminar o ano dentro do top 30 mundial.”
Já Tó Cardoso, um dos atletas de referência da atualidade, comentou que “Já visitei El Gringo, no Chile, em 2012. É uma onda incrível que adorei surfar, mas nunca estive em Itacoatiara e estou desejoso por descobrir o potencial daquele beach-break medonho do Rio de Janeiro.”
Por último, Gonçalo Pinheiro, que faz 20 anos em julho, antes de partir para o Brasil firmou um patrocínio com a seguradora Zurich. Os objetivos do algarvio são claros e passam por dar o melhor em todas as provas. “Este novo e importante patrocínio vai ajudar-me a progredir na minha carreira e a realizar o sonho de participar na maioria das etapas do mundial em 2015”, comentou.
O detentor do troféu do Itacoatiara Pro é o sul-africano Jared Houston que estará seguramente de volta para ameaçar o reinado do francês Amaury Lavernhe, o atual campeão mundial da modalidade que, aliás, já se encontra a treinar pelo potente shorebreak zuca.
Boa sorte aos tugas!