O Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola (CNBBCA) foi até à Nazaré pegar fogo. Miguel Adão e Filipa Broeiro venceram, respetivamente, o Open e o Feminino e baralharam as contas do Circuito Nacional, lançando-se na luta pelos títulos nacionais.

Depois de no primeiro dia, o Nacional ter passado pela Praia do Norte, com ondas incríveis que proporcionaram mesmo a nota mais alta do campeonato, um 10 para o ex-campeão nacional Daniel Fonseca, e várias pontuações excelentes, o segundo e decisivo dia de ação decorreu na Praia do Sul com ondas pesadas na casa dos dois metros, a proporcionar tubos e rampas.

E foi com uma onda destas que Miguel Adão, na final, garantiu um 9,75 (para um total de 15,45 pontos). Um tubo com um el rollo numa das maiores ondas do dia e que permitiu ao figueirense bater Daniel Fonseca mais os açorianos Pedro Correia e Rodrigo Rijo. Daniel teve 12,35 pontos, Pedro Correia 11,80 e Rijo 8,75 pontos. 

“Estou muito contente. Desde a última vitória, na Póvoa de Varzim, há dois anos, que andava a conseguir bons resultados, mas sem vencer. Aconteceu aqui na Nazaré, que considero a minha segunda casa”, começou por dizer Adão, que descreveu assim a onda fundamental para o triunfo: “Estive 10 minutos à espera de uma boa onda, pois sabia que a final tinha 30 minutos e podia jogar com o tempo. Tive muita sorte em aparecer esta onda e aproveitei-a da melhor maneira.”

Com este resultado, Miguel Adão ascende à liderança do ranking masculino, com Daniel Fonseca a seguir em segundo e o campeão em título Manuel Centeno, eliminado nas meias-finais, a ser relegado para o terceiro lugar da corrida.

Na competição feminina, Filipa Broeiro conseguiu somar duas ondas importantes face à concorrência e a ondas muito pesadas que condicionaram muito a atuação das atletas em prova, somando 11 pontos, batendo Joana Schenker (9.75), Teresa Almeida (5.35) e Teresa Padrela (3.65).

Filipa Broeiro não escondeu a felicidade pela vitória e assumiu as pretensões ao título, afirmando que “Foi muito importante para mim ganhar aqui, pois era esse o objetivo: vencer e lutar pelo título. Foi importante e emocionante, não só ganhar com estas condições e frente a estas atletas. Gosto deste tipo de mar, mas confesso que estava algo receosa de levar com uma destas em cima (risos). Repete-se agora o que aconteceu o ano passado, ir a Peniche para a última etapa com hipóteses de ser campeã e vou tentar corrigir os erros que cometi e conquistar a licra verde do Crédito Agrícola [que distingue os campeões nacionais].”

Com este resultado, Filipa ascende ao primeiro lugar do tabela nacional, seguida de Joana Schenker e com Teresa Padrela em terceiro. 

O circuito nacional segue agora para a quarta e derradeira etapa, em Peniche, nos dias 12 e 13 de novembro. Até lá! xxx