Não são só as estrelas internacionais que aquecem motores para o Sintra Portugal Pro que se realiza já na próxima semana, entre os dias 7 e 12 de setembro, na Praia Grande. Naquela que é a sua 25.ª edição, também os bodyboarders portugueses preparam a competição, registando-se já mais de uma vintena de inscritos.

A prova, como se sabe, é emblemática e apetecível q.b., atribuindo este ano o título mundial na disciplina de Dropknee. Por si só, tal justifica as presenças de Nuno Pereira, Renato Paço e ainda dos ex-campeões nacionais Diogo Pimenta e Tiago Pimentão (na foto em baixo).

Na categoria Open, encabeçada pelo bicampeão nacional Daniel Fonseca, a lista é extensa e fica, para já, por conta de Francisco Costa, Joel Rodrigues, Bernardo Barroso, André Alves, Nuno Pereira, Miguel Ferreira (foto no topo), Isaac Moreira e Ricardo Rosmaninho.

Daniel Fonseca, por sua vez, revela entusiasmo para a 25.ª edição do Sintra Portugal Pro, afirmando que “Estou na expectativa de saber quem vem ao campeonato. Temos novamente uma prova de dimensão mundial em Portugal e estou motivado. Mais um ano a tentar, pelo menos, fazer uma final em Sintra. O meu melhor resultado foi um quinto lugar em 2018, quando a prova não acabou devido ao nevoeiro. Era o sonho ser o segundo português a ganhar [o primeiro foi Manuel Centeno, em 2003]. Há praticamente um ano que não compito e estou com muita vontade de regressar.”

Na competição feminina, o lote de talentos também é vasto, com seis inscrições lusas confirmadas: Filipa Broeiro, Madalena Valério, Mariana Rosa, Teresa Padrela, Teresa Almeida e Joana Schenker.

Para a bodyboarder algarvia, atual campeã nacional, mas também vencedora do Sintra Portugal Pro e campeã mundial em 2017, esta prova tem um significado especial. “Ainda bem que temos Sintra, novamente, este ano. É uma daquelas provas que tradicionalmente faz parte do ano competitivo e que vai ter uma adesão forte das miúdas internacionais. Isto também ajuda a demonstrar o quanto esta prova é importante e respeitada além-fronteiras. Para mim, Sintra tem também um significado sentimental. E são os 25 anos do Sintra Portugal Pro, temos de celebrar!”, explica.

Uma última nota fica por conta da divisão Pro Junior, que, até ao momento, conta com apenas três portugueses – Joel Rodrigues (foto em cima), Pedro Gonçalves e Afonso Oliveira; mas que promete, seguramente, muita luta pelo título ao longo dos seis dias de prova. xxx