Foi no sábado, 1 de março, que Gonçalo Saldanha foi empossado presidente e tomou as rédeas da Federação Portuguesa de Surf para o quadriénio 2025-2028.
Gonçalo Saldanha sucede assim a João Aranha que foi impossibilitado de continuar as suas funções por ter alcançado o número máximo de mandatos (3). Nas eleições realizadas a 15 de fevereiro deste ano, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, em Oeiras, Saldanha venceu de forma evidente e imponente, com 86% da votação a seu favor.
“É com grande honra e entusiasmo que assumo a Presidência da Federação Portuguesa de Surf. Agradeço a confiança depositada em mim e na minha equipa. Estamos prontos para dar um novo impulso ao surf português, um desporto que tanto amamos e que tanto orgulho nos dá.”
Começou por escrever Gonçalo Saldanha no Instagram após a cerimónia de tomada de posse, que teve lugar no Auditório Comandante Vicente Moura, na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, acrescentando que “Portugal tem condições únicas para o surf: ondas de classe mundial, atletas de excelência e uma comunidade apaixonada. Vamos aproveitar ao máximo este potencial, tornando a Federação mais forte, mais organizada e mais próxima de todos. Conto com o vosso apoio nesta “Onda da Mudança”. Juntos, podemos levar o surf português ainda mais longe.”
Eis então algumas das ideias que ficam do programa traçado por esta nova Direção:
- Dar um novo impulso ao surf português
- Tornar a FPS mais forte, organizada e mais próxima de todos
- Reorganizar e promover competições- Reestruturar o Campeonato Nacional de Clubes
- Trazer de volta a Taça de Portugal de Surfing
- Promover estágios para atletas e treinadores
- Reforçar o apoio a clubes e escolas
- Reforçar o apoio às seleções nacionais
- Aumentar o número de juízes e incentivar a sua formação
- Duplicar número de federados
- Implementar “simplex surfístico” para facilitar a vida dos praticantes, federados, clubes e escolas
- Implementar o Programa 2030 – Heróis do Mar
- Gala anual FPS para celebrar os atletas, clubes e treinadores