Episódio aconteceu durante o São Conrado Classic (ver reportagem aqui).

Renan Souza participava na etapa inaugural do circuito brasileiro, no Rio de Janeiro, quando tomou a decisão de se atirar ao mar para ajudar um nadador-salvador que estava a resgatar um competidor e acabou por ficar em dificuldades.

Como se pode observar nos vídeos em anexo, o resgate acabou por ser concluído por um helicóptero da força de bombeiros local, onde já se encontravam os bodyboarders Dudu Pedra e João Zik, mas um dos agentes ficou preso na corrente e acabou por ser atirado contra as rochas do canto esquerdo da praia de São Conrado – zona conhecida por “cemitério”.

Foi aí que Renan, momentos após o seu heat, decidiu lançar-se ao mar, com a sua prancha e pés de pato, de forma a ajudar o nadador-salvador.

Se não fosse o ato heróico de Renan, porém extremamente arriscado, o desfecho poderia ter sido eventualmente outro. Desta forma, para além do susto, o nadador-salvador acabou apenas com várias escoriações no corpo. Uma vida foi salva.

Em reconhecimento, a Renan vai ser atribuída a Medalha Tiradentes da Alerj, além de uma moção de louvor cujo pedido oficial será feito na Assembleia Legislativa do Rio. xxx