Aos 22 anos o bodyboarder da Nazaré não precisa de apresentações, pois é certo e sabido que o Tó Cardoso é um dos maiores talentos que temos por cá. Não se iludam, o futuro do bodyboard nacional (e europeu) passa por ele!
Por isso, ao saber que se prepara para lançar um novo vídeo clipe, não demorei muito tempo em ir ao seu encontro na tentativa de obter mais alguma informação. Eis as respostas possíveis antes da estreia.
O teu novo vídeo está na calha. Que podes adiantar sobre isso?
Foi filmado em Java, na Indonésia. Se tudo correr bem é lançado este próximo domingo, pois esta semana saíram alguns clipes de bodyboarders de renome mundial, como o Pierre [Louis Costes] e o Jake Stone. Em conjunto com a Pride e a produtora Semiótica decidimos dar uma semana de intervalo.
Java parece ser um lugar de sonho e foi, definitivamente, uma boa aposta para a composição deste vídeo clipe. Como definirias as ondas que rolam por lá?
Defino como um palácio de ondas. Para além do visual daquela baía mágica, podemos ver de um lado uma esquerda perfeita e na outra ponta uma direita irmã gémea. É mesmo fascinante…
Quem escolheste desta vez para meter o projeto de pé?
Neste momento a pessoa com quem mais me identifico na captação de imagem é o Pedro Ferreira, um amigo da zona da Nazaré que tem a sua própria produtora de vídeo/fotografia. Daí ter optado pela sua edição de vídeo. No entanto, foi o Nuno Dias que nos acompanhou na viagem, desde o início ao fim, e sem ele não havia vídeo. Apanhou todas as minhas ondas e esteve dentro das minhas expetativas.
Se te pedisse para destacar a melhor onda ou manobra da viagem, qual seria?
A melhor manobra da viagem vai diretamente para o “kamikaze” Gonçalo Pinheiro, mais conhecido por “Zé Milho” (alcunha dada durante a viagem). A meu ver a melhor manobra do vídeo é mesmo aquele reverse air no minuto 4:40.
Que podemos esperar para a próxima temporada?
Este vídeo está muito bom pela qualidade das ondas, tivemos muita sorte no swell e conseguimos captar imagens excelentes. Porém, o vídeo que estou a trabalhar desde o ano passado vai estar mesmo top. Só para que percebam melhor, basta que diga que tenho guardadas as melhores ondas das melhores sessões de inverno. Ainda não está bem definido como irei mostrar todas estas filmagens, mas sei que não podia contar com melhor ajuda que a Semiótica.
Vídeo disponível AQUI.
Fotografia: Nuno Dias