O Nazaré Pro 2016, que terminou na passada segunda-feira, foi a última etapa feminina da APB Tour este ano. Com a revelação do ranking atualizado, por parte da APB, veio também uma boa surpresa: Joana Schenker é, oficialmente, a quarta classificada a nível mundial.

Desta forma, a atleta algarvia (na foto à esquerda) iguala o feito conseguido por Catarina Sousa em 2009, precisamente o ano em que a atleta de Carcavelos venceu o Sintra Portugal Pro. Anteriormente, o melhor resultado pertencia à campeoníssima Dora Gomes cujo melhor resultado no ranking mundial foi um quinto lugar. 

Vale realçar, contudo, que este foi o primeiro ano que Joana Schenker, campeã nacional e europeia em título, correu o circuito mundial na íntegra. “Este é um resultado que supera as minhas expetativas. Foi a primeira vez que consegui reunir os apoios necessários para correr o circuito mundial na totalidade, pelo que para o ano, depois deste quarto lugar, sinto que tenho legitimidade em sonhar com a disputa do título mundial”, afirmou. 

No percurso de Schenker no circuito mundial deste ano destacam-se o segundo lugar obtido no Sintra Portugal Pro, em setembro último, e o terceiro lugar na derradeira etapa disputada na Praia do Norte. Em Sintra Joana só foi batida, na final, pela agora tetracampeã mundial Isabela Sousa (Brasil). Na Nazaré obteve o terceiro lugar ao superar a pentacampeã mundial Neymara Carvalho, também do Brasil.

A bodyboarder algarvia foca-se agora nos próximos desafios que passam pela revalidação dos títulos nacional e europeu, cujos rankings se encontra a liderar no momento. 

No que diz respeito a ranking mundial, é também de salientar o quinto lugar conquistado por Teresa Almeida (na foto à direita), o 12.º posto conseguido pela madeirense Carina Carvalho e ainda o 13.º de Marta Leitão que assim terminam a temporada dentro do top 16. 

Já Ana Adão terminou em 19.º lugar, enquanto Carolina Esteves, Teresa Padrela e Leonor Monteiro terminaram em 23.º lugar ex aequo neste que foi o ano de estreia no circuito mundial. 

01. Isabela Sousa (Brasil) 10000 pts

02. Alexandra Rinder (Ilhas Canárias) 7200 pts

03. Sari Ohhara (Japão) 6600 pts *

04. Joana Schenker (Portugal) 6600 pts *

05. Teresa Almeida (Portugal) 6200 pts

06. Neymara Carvalho (Brasil) 5200 pts

07. Ayaka Susuki (Japão) 4640 pts

08. Luz Marie Grand (Porto Rico) 4600 pts

09. Valentina Diaz (Chile) 4400 pts

10. Patrícia Setúbal (Brasil) 3800 pts

* Desempate através de conjunto de resultados. 

AS CONTAS DO RANKING MASCULINO AQUI

Comentários