Se os nossos leitores bem se recordam, Jared Houston ficou arredado da corrida ao título mundial precisamente um pouco antes do Nazaré Challenge (3-11 de outubro) ter lugar. A lesão que o afastou da corrida, contraída numa sessão de free surf na Praia do Norte, teve lugar uns dias antes do início da competição portuguesa, mais precisamente no dia 29 de setembro (ler mais aqui).

O sul-africano, que venceu a APB Tour em 2015, alcançando também o seu primeiro título mundial da carreira, na altura referiu que “Estas coisas acontecem e cabe a cada um lidar com isso. Não conseguimos controlar tudo a todo o tempo.” 

E não conseguimos mesmo, pois Houston não só se viu forçado a falhar as últimas duas etapas do circuito mundial deste ano como ainda teve que ser submetido, a semana passada, em Porto Rico, a uma operação ao ombro para acelerar o processo de recuperação. 

Nas redes sociais, o ex-campeão mundial comentou:

“Bem, isto doeu! Cirurgia feita e agora o caminho é o da recuperação. Correu tudo bem e dentro de alguns meses estarei a atacar os lips melhor do que nunca!” 

Entretanto, o atleta tira os pontos esta quinta-feira e tem ordem médica para começar os primeiros treinos, com calma e na medida certa, evoluindo lentamente e ao passo normal.

O facto de ter sido afastado da perna final do World Tour, não permitiu que melhorasse os seus dois piores resultados (33.º no Brasil e 17.º no Chile) terminando o ano em 25.º lugar do ranking. Em 2015, estranhamente, Jared Houston não venceu qualquer etapa embora tenha conseguido dois incríveis terceiros no Havai e no Taiti. 

Boa recuperação, Jared!