O Bom Sucesso, junto à lagoa de Óbidos e a Foz do Arelho, tem um precioso património natural composto pela própria lagoa, matas de pinheiro bravo e praias intocadas com excelentes condições para o surf.

Na última década, a construção de quatro complexos turísticos transformou radicalmente a paisagem local com a promessa de desenvolvimento regional.

Com a crise internacional que afetou o setor imobiliário, os empreendimentos entraram em insolvência e deixaram projetos urbanísticos por terminar. É o caso do Bom Sucesso Design Resort e do Royal Óbidos Golf & Spa Resort.

Em 2015 começaram as obras de um novo resort (Falésias d’El Rey) cujo projeto ocupa uma área de 240 hectares com campo de golfe, moradias e apartamentos de luxo.

A desmatação e destruição dos sistemas dunares criam efeitos de erosão que comprometem o futuro da praia e dos seus acessos. O turismo desvinculado do ambiente natural é uma fórmula ultrapassada. A região merece outro futuro.

Os trilhos pedestres, contemplação da natureza, a prática de desportos de deslize na água em ambientes naturais são atividades sustentáveis de futuro. Por esse motivo, um grupo de cidadãos independente que dá pelo nome de “Defender o Bom Sucesso” procura impedir a construção deste mesmo complexo e já pôs em movimento uma petição pública para a revogação do alvará de licenciamento do conjunto turístico.

A iniciativa conta com o apoio da SOS – Salvem o Surf. A petição pode ser encontrada aqui e o grupo aqui.