Um surfista morreu ontem de manhã na Austrália na sequência de um ataque de tubarão e, aparentemente, o macabro episódio teve direito a transmissão em direto na internet através da Live Cam instalada na praia.
A vítima, Tadashi Nakahara, 41 anos, estava a surfar quando foi atacado e mordido nas duas pernas. Suspeita-se agora tratar-se de um tubarão-branco de 4 metros. Alguns surfistas correram em seu auxílio, trouxeram a vítima para a praia e fizeram um garrote, mas não conseguiram parar a hemorragia.
As imagens estão neste momento a ser analisadas pelas autoridades, numa altura em que cresce a preocupação entre a população, pois este é o segundo ataque fatal dos últimos cinco meses (e o quarto oficial só em 2015).
Um dia antes também Jabez Reitman, de 35 anos, foi atacado enquanto surfava. Inicialmente pensou tratar-se de um mero embate com um golfinho, mas ao dar conta das lesões e cortes nas costas não teve qualquer dúvida que se tratou de um tubarão. Reitman não corre perigo de vida e nem precisou de ajuda para chegar ao hospital. Ele próprio fez questão de ir a conduzir a sua viatura.
A causa destes ataques parece assentar no aumento do número de baleias na costa australiana que atrai cada vez mais tubarões, embora a dieta destes seja equilibrada com golfinhos e focas. No que respeita à alimentação, o ser humano não é definitivamente a primeira opção para o tubarão mas… pode ser fatal quando este anda a explorar!