Daniel Santos, o “Jójó”, está desaparecido na Tailândia desde 16 de novembro, quando foi visto, pela última vez, perto de um hotel em Koh Phangan. O alerta foi dado pela mulher.
A polícia tailandesa acredita que Daniel Santos, de 51 anos e pai de três filhos, bodyboarder formado nas ondas de São João do Estoril, possa ter sido assassinado durante as celebrações de uma festa local muito conhecida que dá pelo nome de “Thai Full Moon Party island”.
O campeão nacional de Bodyboard Open em 1993 encontra-se a viver na Tailândia com a mulher, Avalon Giuliano, de nacionalidade norte-americana, e os seus dois filhos, há cerca de um ano. Antes, Daniel viveu em Inglaterra e nos Estados Unidos da América.
A 22 de novembro, seis dias depois da sua última aparição, os pertences de “Jójó” (mala, pés de pato, carteira, passaporte) foram encontrados num parque de estacionamento, porém estavam ordenados de forma pouco comum. De acordo com a polícia, parece tratar-se de um ritual que inclui até artefactos de magia negra ordenados em cima de uma placa de madeira.
Também se encontrava junto dos seus pertences um capacete de motorizada, que, segundo a família, não pertence ao português uma vez que este não possui mota. As circunstâncias do seu desaparecimento são, no mínimo, misteriosas.
A força de investigação da polícia tenta agora recriar os passos de Daniel Santos, recorrendo às filmagens de CCTV, mas afirma que “embora as investigações prossigam, neste momento não temos qualquer suspeito” e “não houve mais avistamentos ou provas do seu paradeiro”.
O interlocutor da polícia adiantou ainda que a queixa foi apresentada pela mulher seis dias após o desaparecimento de Daniel e que, coincidentemente, os seus pertences também foram encontrados na mesma data.
A mulher, Avalon, acredita que Daniel Santos não se perdeu na selva e nem morreu afogado, desconsiderando a última hipótese uma vez que o marido é um nadador exímio e costuma nadar com frequência. Ao invés, afirma que alguém lhe poderá ter feito mal ou então que viveu “algum tipo de estado psicótico”.
A “Full Moon Party” é um evento mensal muito conhecido que se realiza em Haad Rin Beach em Koh Phangan. Como o nome indica, celebra-se na noite de lua cheia, atraindo pessoas de toda a parte do globo.