O sul-africano Andre Botha, detentor de dois títulos mundiais, é um dos nomes que tem estado em voga esta temporada pelo North Shore. Depois do salvamento que envolveu o surfista Evan Geiselman, o respeito pelo antigo campeão mundial cresceu ainda mais na comunidade e surfistas locais.

Pelo Havai e pelo mundo fora, Andre passou a ser visto como um herói e alguém que faz as coisas pelas razões certas. No entanto, como há pouco revelou, também ele lida diariamente com problemas de lesões e mazelas que surgem em resultado das sessões pesadas, manobras violentas ou drops agressivos em shorebreaks em que se envolve.

“A verdade é que as lesões fazem parte do jogo e acontecem. Apanhar ondas é duro para o corpo, especialmente em closeouts. A minha lista de lesões é interminável e não há nada pior que não estar a 100% e fazer o que gostamos. Em junho de 2015 magoei-me nas costas ao fazer um invert. Só em novembro consegui livrar-me da dor. Em dezembro, em Keiki, caí de cima lá para baixo, em direção à areia, e a dor voltou,” revelou.

O sul-africano adiantou ainda que, além da preparação física, um dos produtos que parece resultar com ele é a Rock Tape (ver foto em cima), uma fita resistente que ajuda a proteger e a curar mais rapidamente os músculos afetados. De forma a ajudar todos os bodyboarders que lidam regularmente com lesões, Botha partilhou ainda um vídeo (em baixo) onde mostra uma sessão de 10 minutos, de aquecimento e alongamentos, antes da ação ter lugar.

Segundo ele, “Esta é a rotina de alongamentos que venho a fazer desde há vários anos. O melhor de tudo é que só demora 10 minutos!”

This is my 10 minute stretch routine that I've been doing for years now, I do my best to do it before any physical activity. The beauty of this is that it only takes up 10 minutes, making it more realistic and sustainable to fit into life. SEN NO SEN RockTape

Publicado por Andre Botha em Terça-feira, 12 de janeiro de 2016