10/03/2016 – Desde há vários anos, muito possivelmente desde 1993-94, que não se viam tantos bodyboarders portugueses no Havai como na temporada de 2009-2010. A romaria a esse pedaço de terra do Pacífico foi sempre justificada com a qualidade extrema das ondas, bem como com a evolução que estas arrastam ao longo do processo.

O estúdio aquático mais apetecido de sempre é reconhecido por fornecer os melhores momentos de bodyboard do planeta e ainda por servir de rampa de lançamento a novos talentos – normalmente, quem sobressai por ali não tem dificuldade em dar-se bem noutras ondas. No entanto, apesar de aparentemente calma e divertida, a vida no North Shore pode ser muito intensa e exigente, há uma tensão invisível que cobre o ambiente.

A imagem fez parte da edição 99 da Vert Magazine, publicada em abril de 2010, e revela parte da comitiva lusa de bodyboarders que esteve presente esse ano no North Shore como, entre outros, Gastão Entrudo, Pedro “Rato” Coelho, Bruno “Ganso” Franco, Rui Ferreira, Kiko Saraiva, João Neiva, Hugo Pinheiro, Ivo Mochacho, Daniel Fonseca, Rui Barreira, Miguel Prata, Tiago Silva, Dino Carmo, Tó Cardoso, Manuel Centeno, Bernardo Jerónimo, Porkito e Rui “Espanta” Pereira. #TBT


Fotografia: João Melo