Terminou no passado sábado o Antofagasta Bodyboard Festival, terceira etapa APB World Tour (segunda no feminino). Lewy Finnegan (Austrália), Alexandra Rinder (Ilhas Canárias) e Sócrates Santana (Brasil) foram os grandes vencedores da prova.

No feminino, Isabela Sousa voltou a não conseguir suplantar a atleta canária que, após ter vencido também em Arica, encontra-se a liderar o ranking mundial. Por agora, Isabela é segunda classificada seguida de Neymara Carvalho. As portuguesas Teresa Almeida e Marta Leitão não foram além do nono lugar na etapa e ocupam agora o 10º e 17º lugares, respetivamente.

No masculino, Miguel Adão ficou-se pelo 17º lugar, enquanto Tó Cardoso avançou até à ronda 5 conseguindo terminar no 9º lugar. Sobre essa última bateria com Jared Houston o português escreveu no Facebook: “Estive a ganhar até ao último minuto, não deixei o Jared ir numa direita porque eu tinha a prioridade e logo atrás surgiu uma esquerda que foi suficiente para ele conseguir a nota que precisava. Nem quis acreditar quando ouvi a nota. Estive tão perto de ganhar, mas a competição é mesmo assim. No final de contas estou contente com o meu resultado, dei o máximo para chegar o mais longe possível em cada prova sul-americana. O resultado é positivo porque encontro-me no Top 16, algo que nunca consegui antes e sempre desejei conquistar um lugar entre os melhores do mundo.”

A nível de ranking mundial Tó encontra-se no décimo lugar, enquanto Miguel Adão é 24º e Gonçalo Pinheiro 30º. A liderar a tabela está Amaury Lavernhe com Uri Valadão a aparecer em segundo lugar e Jared Houston em terceiro. A vitória de Lewy Finnegan também o catapultou para o 4º lugar, com Iain Campbell, José Otávio e PLC a surgirem logo atrás, nos 5º, 6º e 7º lugares.

A próxima etapa da APB Tour tem lugar no mês de setembro, em Sintra, Portugal.

Masculino
01. Lewy Finnegan (Austrália)
02. Uri Valadão (Brasil)
03. Iain Campbell (África do Sul)
04. Sacha Damjanic (Chile)

Feminino
01. Alexandra Rinder (Ilhas Canárias)
02. Isabela Sousa (Brasil)
03. Sari Ohara (Jápão)
03. Anais Velis (Chile)

Pro Junior
01. Sócrates Santana (Brasil)
02. Tanner McDaniel (Havaí)
03. Matheus Bastos (Brasil)
03. Nelson Flores (Brasil)