Depois de ter revelado há três anos a onda mais desconhecida do Tejo, mesmo às portas de Lisboa, o bodyboarder Hugo Pinheiro oferece-nos agora uma sequela da mais pura ação no Mar da Calha. Para isso foram convidados surfistas bem conhecidos como Vasco Ribeiro, Tiago Pires, Daniel Fonseca, Pedro Boonman ou Lourenço Katzenstein.

Aos 38 anos, Hugo Pinheiro acaba de se sagrar pela quarta vez Campeão Nacional de Bodyboard, um título que vem apenas reforçar um impressionante currículo desportivo onde se destacam cinco títulos de Campeão da Europa. 

Há três anos, o atleta da Costa da Caparica revelou ao mundo, sob a forma de documentário, uma das ondas mais desconhecidas e poderosas do estuário do Tejo – mesmo às portas de Lisboa.

Situada nas proximidades do Farol do Bugio, a onda do Mar da Calha tem caraterísticas únicas e durante séculos fez parte do imaginário colectivo. Graças à iniciativa de Pinheiro, esta herança não se perdeu e ficaram para a posteridade as muitas histórias e vivências que apenas os habitantes mais velhos da Cova do Vapor preservaram. 

No entanto, os fãs dos desportos de ação reagiram ao documentário com o desejo de ver mais ondas e atletas a dominá-las. Um repto que Hugo Pinheiro aceitou e que é precisamente a base da sequela do “Mar da Calha”, um clip pleno de ação que é agora apresentado ao mundo.

“Foi um desafio muito grande filmar esta sequela de ação, em primeiro lugar porque esta onda é bastante rara e inconstante. Foi uma operação complexa, com barcos e motos de água, mas estou certo que o resultado vai surpreender”, explica o atleta.

Comentários